quinta, 26 fevereiro 2015 18:34

Centro urbano da cidade de Oliveira do Hospital passa a ser iluminado por LED

O centro da cidade de Oliveira do Hospital vai passar a ser iluminado através de iluminação LED.

A introdução desta tecnologia no sistema de iluminação pública, que permite obter grandes reduções nos consumos energéticos, vai ser implementada durante o ano de 2015 e resulta de uma candidatura, no montante de 65.027.84 € , que o Município de Oliveira do Hospital (MOH) aprovou este mês, através do “Programa Operacional Temático Valorização do Território” (POVT), e que foi financiada em 85 por cento.

A introdução da iluminação LED no centro da cidade vai gerar uma redução de energia em 55.516,50kWh/ano, o que traduz uma poupança anual na fatura energética de 7.287,82 euros.

Note-se que em 2014, o Município de Oliveira do Hospital conseguiu reduzir em cerca de 92.000 euros a sua fatura energética, através da implementação do Programa de Eficiência Energética (PEF), que está a trazer resultados muito positivos, prevendo-se que, com as medidas implementadas em 2014, a poupança anual estimada possa ser superior a 100.000 euros.

A aprovação desta candidatura pelo MOH encontra-se alinhada com as orientações do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética e estratégias da Agenda Regional e a implementação do projeto promove a melhoria da eficiência energética no consumo de eletricidade, com benefícios económicos, ambientais e sociais.

Com esta intervenção, e numa primeira fase, os LED vão ser instalados em mais de 140 luminárias públicas, localizadas no Largo Ribeiro do Amaral, R. do Colégio, R. Professor Doutor Antunes Varela, R. Aurélio Amaro Dinis e R. Professor Doutor António Ribeiro Garcia de Vasconcelos.