terça, 23 abril 2024 16:10

50 anos do 25 de Abril com programação até ao final do ano

Música em concertos, cinema, exposições, momentos literários, palestras, atividades artísticas e desportivas e momentos educativos para crianças integram o programa das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Oliveira do Hospital, a decorrer até ao final do ano.

As comemorações oficiais do 25 de Abril de 1974 arrancam na noite de quarta-feira, dia 24 de abril, no Jardim Oliveira Mano, na cidade de Oliveira do Hospital, às 21h30, com o concerto “Cantos de Abril”, com Sara Vidal e Rogério Cardoso Pires.

Na quinta-feira, dia 25 de abril, as cerimónias oficiais dos 50 anos de Abril começam as 09h30, com uma Arruada pela cidade, pela Fanfarra e Escolinhas dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

Às 10h00, nos Paços do Município, decorre o hastear da Bandeira com a interpretação do Hino Nacional e, às 10h30, a Sessão Solene das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Às 15h30, o Largo Ribeiro do Amaral acolhe o Encontro de Filarmónicas Concelhias. Junto do espaço Café Central é possível visitar a exposição “25 de Abril de 1974”, de Alfredo Cunha, da Fundação Mário Soares.

Sexta-feira, dia 26 de abril, na Casa do Povo de Nogueira do Cravo é exibido, às 21h30, o filme “Salgueiro Maia – O Implicado”.

A música está em destaque durante o fim de semana. No sábado, o “Concerto da Liberdade”, com o Coral de Sant’Ana, Orfeão de Vale de Cambra e Grupo Coral de Maçainha, às 21h30, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

Em Penalva de Alva decorre, às 21h00, o XII Sarau Musical – Especial Liberdade, com a Tuna Recreativa Penalvense e o Coral 7 de Setembro.

Domingo, dia 28 de abril, o Espaço Café Central recebe, às 18h00, o concerto Miguel Calhaz, inserido no âmbito do Dia Internacional do Jazz.

“Sons de Abril – Leituras e Canções de Abril com Rafael Abrantes” é o momento musical que se segue, no dia 30 de abril, às 21h00, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira.

Ao longo do mês de abril, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e a Biblioteca Ludoteca de Lagares da beira têm a decorrer uma programação que inclui dramatizações, leituras encenadas, curtas-metragens e exposições.

A atividade física e a promoção de um estilo de vida a saudável também estão incluídos no Programa das Comemorações do 25 de Abril em Oliveira do Hospital, com caminhadas, basquetebol, passeios de motos e convívios futebolísticos.

A programação do Município de Oliveira do Hospital que evoca a liberdade de Abril prolonga-se até ao final do ano, com atividades a divulgar. Os meses de maio e junho integram o visionamento de filmes, mesas redondas de conversa, exposições, a realização de um Cravo Humano, no dia 30 de maio, e as Marchas Populares de Oliveira do Hospital, que na edição deste ano, no dia 15 de junho, assentam na temática dos 50 anos do 25 de Abril de 1974.

O programa detalhado das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974 em Oliveira do Hospital pode ser consultado em https://tinyurl.com/zj6cfb8b. A informação está em permanente atualização nas redes sociais do Município de Oliveira do Hospital, no Facebook e Instagram.