quinta, 26 fevereiro 2015 16:40

Oliveira do Hospital fez o maior requeijão do mundo

No âmbito da XXIV Festa do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos Locais de Qualidade de Oliveira do Hospital foi confecionado o maior requeijão do mundo. Produzido a partir do soro do leite de ovelha, o requeijão atingiu os 54,250 quilos.

O recorde vai ser enviado para o Guinness World Records para que possa constar no livro dos maiores recordes do mundo, como era ambição do Município de Oliveira do Hospital.

O processo envolveu várias queijeiras do concelho que ao início da tarde de domingo iniciaram o processo de confeção do maior requeijão do mundo. Em simultâneo foi também confecionado um saboroso doce de abóbora com recurso a 60 quilos de abóbora e 40 quilos de açúcar.

No final da tarde, o requeijão e o doce de abóbora, acompanhados pela broa de milho foram servidos no Largo Ribeiro do Amaral. Foi no coração da cidade, e quando ainda decorria o programa televisivo “Somos Portugal” da TVI, que os visitantes da maior Festa do Queijo Serra da Estrela do país provaram e saborearam estas iguarias. As opiniões foram unânimes, o requeijão e o doce de abóbora estavam deliciosos.

Outro ponto alto da 24.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital foi o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que tem vindo a suscitar cada vez mais interesse por parte do público.

Na tarde de sábado foram muitos os visitantes que, na tenda de eventos, assistiram à avaliação das iguarias por parte do júri que levou em conta critérios como degustação, apresentação, originalidade da recolha ou da receita e viabilidade da sua produção empresarial.

Na categoria salgados foram cinco os pratos apresentados a concurso tendo sido atribuídos prémios aos seguintes: “Cajado do Pastor” apresentado pela turma 11.º G do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (1.º lugar, 100 euros); “Trouxinhas de Queijo Serra da Estrela DOP e Chouriço” do 10.º H do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (2.º lugar, 75 euros); e “Rolinhos do Alva” de Patrícia Moreirinhas (3.º lugar, 50 euros).

Na categoria dos doces, apresentaram-se a concurso onze iguarias e a escolha do júri para os três melhores recaiu em: “Gamelitas de Requeijão Serra da Estrela DOP, Castanhas e Doce de Abóbora” do Hotel Rural "Quinta da Geia" | Restaurante João Brandão (1.º lugar, 100 euros); “Miminhos da Obra” apresentados pela Obra D. Josefina da Fonseca (2.º lugar, 75 euros) e “Choux Recheados com Queijo Serra da Estrela DOP” de Sandra Cristina Tavares Almeida (3.º lugar, 50 euros).

O Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” para além de dar a conhecer diferentes iguarias, doces e salgadas, confecionadas com queijo Serra da Estrela e seus derivados, procura incentivar a inovação e o empreendedorismo para a eventual criação de um produto de referência, associado ao concelho de Oliveira do Hospital, onde será produzido e comercializado.

No final da tarde de sábado, 21 de fevereiro, foram também entregues os prémios referentes ao Concurso “A Maior Abóbora”, promovido pela primeira vez no âmbito da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. Nas categorias a concurso foram entregues os prémios aos seguintes concorrentes: Tamanho - Maria Gracinda Nunes (50 euros); Peso - Casa da Obra Josefina da Fonseca (30 euros); e Originalidade - Maria Alice Cruz (20 euros).

Clique AQUI para aceder às receitas apresentadas a concurso.