sexta, 13 fevereiro 2015 01:57

IV Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental

Oliveira do Hospital acolhe a primeira sessão da atividade “IV Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental”, que se vai realizar no próximo dia 18 de fevereiro na Casa da Cultura César Oliveira, organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Coimbra Interior e os Agrupamentos de Escolas associados.

O “IV Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental” conta com a participação de professores universitários e investigadores de reconhecimento nacional e internacional no painel de oradores das três sessões que, além de Oliveira do Hospital, terão lugar em Góis (26 de março) e Arganil (18 de abril), assumindo uma inegável importância pedagógica, científica e cultural.

A organização considera esta atividade como “um espaço ímpar de troca de saberes, de experiências diversificadas e, especialmente, como ocasião singular de ligação com o meio sociocultural” e tem como público alvo: educadores de infância, professores e pessoal não docente; estudantes, investigadores; comunidades educativas, agentes educativos locais e regionais; órgãos e representantes autárquicos; representantes de instituições socioculturais e de solidariedade social; organizações locais e empresas; e público em geral.

Em conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, Graça Silva, vereadora da Educação, sublinhou o “interesse científico e pedagógico” destes encontros realizados em parceria com o CFAE Coimbra Interior, que são “dirigidos aos docentes permitindo-lhes alargar os seus conhecimentos” e que “vão ao encontro do que são os interesses dos docentes”.

Na sessão de Oliveira do Hospital, dia 18 de fevereiro, que tem início às 9H00, serão abordados temas como “Língua, Lusofonia e Culturas Lusófonas”, Prof. Doutora Isabel Pires de Lima (U. Porto); “As Armadilhas na discussão ética”, Prof. Doutor Armando Guimarães (U. Minho); “Nós, os outros e as emoções: treinar o cérebro para a felicidade individual e coletiva”, Prof. Doutora Manuela Grazina (U. Coimbra.

No período da tarde será abordado “O Compromisso das Instituições – Autarquias e Empresas”, pelo presidente da Câmara Municipal de Figueira da Foz, João Ataíde; e a “Educação, Cultura e Cidadania. Best, o Contributo da Bioética” pelo Prof. Doutor António Jácomo (U. Católica do Porto).

Os participantes seguirão depois para uma visita às Ruínas Romanas da Bobadela, como adiantou a vereadora Graça Silva.

Em representação do Município de Góis, Fátima Gonçalves realçou que “é importante criar estas parcerias e promover o nosso território” sendo por isso “com enorme prazer que vamos poder apresentar o nosso património aos formandos participantes” na segunda sessão, dia 26 de março.

Cristina Borges, elemento da direção do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, salientou a “qualidade deste ciclo” e a “transversalidade dos IV Encontros que não são dirigidos apenas a uma área específica do saber” mas antes a todos os docentes que querem “investir na formação”.

Já com mais de 150 inscritos, as inscrições continuam abertas para esta atividade que como realçou a diretora do CFAE Coimbra Interior, Assumpta Coimbra abrange “temas aglutinadores da cidadania e da responsabilidade sócio-ambiental” que têm interesse não apenas para os “docentes mas para toda a comunidade educativa e comunidade sociocultural”.

A organização do “IV Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental” é do CFAE Coimbra Interior com os Agrupamentos de Escolas de Oliveira do Hospital, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra e Tábua e o apoio das Câmaras Municipais de Oliveira do Hospital, Arganil e Góis.

Mais informações sobre o programa da atividade e sobre as inscrições estão disponíveis em: http://www.prof2000.pt/users/cfaeci/Encontros2015/index.htm