terça, 10 fevereiro 2015 12:12

IV Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental

Oliveira do Hospital vai receber a primeira sessão da atividade “IV Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental”, a realizar no dia 18 de fevereiro na Casa da Cultura César Oliveira, organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Coimbra Interior e os Agrupamentos de Escolas associados.

O “IV Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental” conta com a participação de professores universitários e investigadores de reconhecimento nacional e internacional no painel de oradores das três sessões que, além de Oliveira do Hospital, terão lugar em Góis (26 de março) e Arganil (18 de abril), assumindo uma inegável importância pedagógica, científica e cultural.

A organização considera esta atividade como “um espaço ímpar de troca de saberes, de experiências diversificadas e, especialmente, como ocasião singular de ligação com o meio sociocultural” e tem como público alvo: educadores de infância, professores e pessoal não docente; estudantes, investigadores; comunidades educativas, agentes educativos locais e regionais; órgãos e representantes autárquicos; representantes de instituições socioculturais e de solidariedade social; organizações locais e empresas; e público em geral. As inscrições devem ser formalizadas até dia 2 de fevereiro através do CFAE Coimbra Interior.

Na sessão de Oliveira do Hospital, dia 18 de fevereiro, que tem início às 9H00, serão abordados temas como “Língua, Lusofonia e Culturas Lusófonas”, Prof. Doutora Isabel Pires de Lima (U. Porto); “As Armadilhas na discussão ética”, Prof. Doutor Armando Guimarães (U. Minho); “Nós, os outros e as emoções: treinar o cérebro para a felicidade individual e coletiva”, Prof. Doutora Manuela Grazina (U. Coimbra).

No período da tarde será abordado “O Compromisso das Instituições – Autarquias e Empresas”, pelo presidente da Câmara Municipal de Figueira da Foz, João Ataíde; e a “Educação, Cultura e Cidadania. Best, o Contributo da Bioética” pelo Prof. Doutor António Jácomo (U. Católica do Porto). Os participantes seguirão depois para uma visita às Ruínas Romanas da Bobadela.

A organização do “IV Encontro(s) Cidadania e Responsabilidade Sócio-Ambiental” é do CFAE Coimbra Interior com os Agrupamentos de Escolas de Oliveira do Hospital, Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra e Tábua e o apoio das Câmaras Municipais de Oliveira do Hospital, Arganil e Góis.

Mais informações sobre o programa da atividade e sobre as inscrições estão disponíveis em: http://www.prof2000.pt/users/cfaeci/