terça, 11 novembro 2014 00:04

Oliveira do Hospital é um dos cinco municípios mais transparentes da região

Oliveira do Hospital classificou-se nos cinco primeiros municípios mais transparentes de toda a região no conjunto dos distritos de Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco.

A conclusão vem expressa no Índice de Transparência Municipal (ITM) 2014, que foi apresentado publicamente na passada sexta-feira, 8 de novembro, pela “Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC)” – a entidade que avalia o grau de transparência dos 308 concelhos do país, através de uma análise da informação disponibilizada pelas câmaras municipais aos munícipes nas suas páginas de internet.

No distrito de Coimbra, Oliveira do Hospital surge como o quarto município mais transparente e, a nível nacional, a TIAC atribuiu-lhe um honroso 47º lugar no ranking nacional.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, este resultado é o reconhecimento claro e inequívoco da gestão transparente que o seu executivo faz questão de imprimir à vida política autárquica, numa perspetiva de cultura de exigência e rigor.

“Num país democrático, os cidadãos, e particularmente os oliveirenses, têm o direito de escrutinar a gestão autárquica e, sob esse ponto de vista, é um dever da Câmara Municipal a que presido prestar-lhes cada vez mais informação porque “ fazemos tudo às claras e não temos nada a esconder”, sublinha o autarca, que é também vice-presidente da CIM – Região de Coimbra.

O ITM, que anualmente avalia as autarquias do país que mais e melhores contas prestam aos seus munícipes, é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

A informação sobre o Índice de Transparência Municipal dos 308 municípios portugueses pode ser consultada no portal http://poderlocal.transparencia.pt/ em http://tinyurl.com/pbmexzx