quarta, 25 junho 2014 09:27

Marchas Populares 2014 chamaram milhares de pessoas ao Mandanelho

A noite encerrou com a participação especial da Marcha de Alfama A noite encerrou com a participação especial da Marcha de Alfama

A edição de 2014 das Marchas Populares repetiu o sucesso e proporcionou uma noite de brilho, alegria e cor em Oliveira do Hospital neste sábado, 21 de junho.

O balanço “é bastante positivo” já que o evento proporcionou uma “noite magnífica” aos “muitos milhares de pessoas” que não arredaram pé do pulmão verde da cidade até terminarem as apresentações das dez marchas participantes na edição deste ano, como destaca a vereadora da Cultura, Graça Silva.

A noite iniciou com as crianças através da participação das marchas infantis de três instituições que aceitaram o desafio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e participaram com grande dedicação, demonstrando que de pequenino se aprende a arte das marchas populares.

A Fundação Aurélio Amaro Dinis foi a primeira a pisar o palco com o tema do seu projeto educativo “Somos Mundo”; seguiu-se a Obra D. Josefina da Fonseca que apresentou a marcha “Oliveira Sem Igual” relacionada com os 500 anos do Foral Manuelino de Oliveira do Hospital; e depois foram os mais pequenos do Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira que vieram vestidos de “Os Narcisos do Mondego”.

Seguiram-se os marchantes seniores que, como vem sendo habitual, surpreenderam o público presente com as suas roupas e coreografias. Em 2014, foram seis, as marchas participantes: a estreante marcha da Arcial com o tema “Cestaria”; marcha da Associação Desportiva de Gramaços que recordou a “Matança do Porco”; marcha da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira que apostou nas “Moças Casamenteiras”; marcha da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e Freguesia de Meruge que lembrou os “Namoros e namoricos”; a marcha da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô com “Avô Vestida de Xita”; e a marcha do Rancho Folclórico de Lagares da Beira que centrou as atenções na “Casa Portuguesa”.

A noite encerrou com a participação especial da Marcha de Alfama, vencedora das marchas na capital, e que pelo terceiro ano se apresentou no palco oliveirense com grande entusiasmo.

Esta foi a “maior edição de sempre” das Marchas Populares de Oliveira do Hospital como sublinha a vereadora Graça Silva, contando com o envolvimento de mais de meio milhar de pessoas nas marchas concelhias. Um número ao qual se somam os elementos das filarmónicas do concelho – Sangianense, Avoense, e Ervedal da Beira.

“Na minha opinião, esta foi a melhor edição porque conseguimos envolver estes grupos mostrando que não é necessário músicos de fora para fazerem o cavalinho”, diz Graça Silva, que acrescenta, “foi um grande desafio ao qual responderam positivamente”.

Do envolvimento das associações culturais num “salutar convívio e em parceria” resultou o “maior evento de marchas” da região que chama público não só do concelho mas de concelhos vizinhos “que vêm ver as marchas com grande expetativa”, refere a responsável.

Para o ano fica garantida o empenho para continuar a aumentar a qualidade do evento como confirma a vereadora da Cultura – “ano após ano fazemos um balanço para progredir e melhorar”.