sexta, 20 junho 2014 09:14

Parque do Mandanelho recebe as Marchas Populares

Oliveira do Hospital prepara-se para mais uma edição das Marchas Populares no próximo sábado, a partir das 21:00 horas no Parque do Mandanelho.

Três marchas infantis e seis marchas seniores do concelho, que envolvem mais de meio milhar de pessoas de todas as idades – entre marchantes, figurantes e músicos – prometem uma noite de festa, muita cor e alegria. A estas junta-se ainda a convidada de honra, a Marcha de Alfama, que na noite de Santo António renovou o título de melhor marcha popular de Lisboa, e pelo terceiro ano consecutivo vem apresentar-se em Oliveira do Hospital.

Aos mais novos cabe-lhes a honra de abrir a noite sendo que este ano três instituições – Fundação Aurélio Amaro Dinis, Casa da Obra D. Josefina da Fonseca e Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira – responderam ao desafio lançado pela Câmara Municipal e vão trazer as suas crianças para marchar e encantar o público presente.

Seguir-se-á a apresentação das marchas seniores, seis no total, e que vão trazer um espetáculo de música e alegria recheado de surpresas, como já têm habituado o público. São elas: marcha da Arcial, marcha da Associação Desportiva de Gramaços, marcha da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira; marcha da Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral e Freguesia de Meruge, marcha da Sociedade de Defesa e Propaganda de Avô, marcha do Rancho Folclórico de Lagares da Beira. Para acompanhar os marchantes, o evento conta com o envolvimento de três filarmónicas do concelho – Sangianense, Avoense e do Ervedal da Beira.

No próximo sábado todos os caminhos irão dar ao Parque do Mandanelho onde está garantida a comemoração dos santos populares e onde não vão faltar os produtos mais típicos desta época nas tasquinhas asseguradas pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira, pela ARCIAL e pela Santa Casa da Misericórdia de Galizes.

As Marchas Populares são uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que procura promover as tradições populares e na apresentação pública realizada esta quarta-feira, onde estiveram os representantes das marchas, os responsáveis anunciaram que a expetativa é que,independentemente das condições climatéricas, se espera uma enchente de público, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores.

Este é “um evento com história” enraizado no concelho e que “orgulha os oliveirenses” como frisou a vereadora da Cultura, Graça Silva, que ao apresentar os números de pessoas envolvidas não tem dúvidas de que se trata da “maior organização de sempre das marchas”.

Graça Silva reconheceu também o brilhantismo e entusiasmo com que as associações e instituições participantes se apresentam nesta noite. E reconheceu que com “grande esforço” e num trabalho de parceria com as filarmónicas foi possível preparar o programa desta edição das Marchas Populares.

“Oliveira do Hospital tem esta grande iniciativa de marchas graças ao empenho que existe em cada organização e que ficam ao nível de outros eventos, como as marchas de Lisboa”, reforçou a vereadora da Cultura que adivinha uma “noite calorosa” num “espaço de excelência”.

Palavras que foram partilhadas pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino que realçou “este trabalho fantástico que fazem, juntando-se nas vossas localidades para ensaiar” e que depois resulta num grande espetáculo para o público presente.

Dirigindo antecipadamente os parabéns às marchas participantes, o autarca não deixou de saudar a ARCIAL, que pela primeira vez participa neste evento e que “nos aproxima de um conjunto de pessoas com características diferentes”.

Lembrando que “acabámos com a classificação” por se entender que “a vitória é de todas as marchas” que conseguem organizar-se e participar, o presidente da autarquia oliveirense antecipa um grande serão popular: “acredito que teremos uma grande enchente e que independentemente do tempo, vão estar cá milhares de pessoas com certeza”.