quarta, 11 junho 2014 10:15

Alunos mostraram talentos no 7.º Festival Infantil da Canção

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu no passado sábado, 7 de junho, o 7.º Festival Infantil da Canção que acabou transferido para as instalações dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital devido às condições climatéricas.

A noite, em que os pequenos cantores foram o centro de todas as atenções, teve início com a atuação da vencedora da edição 2013, Inês Peres que interpretou a música “A Cidade Até Ser Dia”.

Seguiram-se depois as doze interpretações concorrentes pelos pequenos artistas que brilharam e encantaram o público presente com “Canções interpretadas nos Festivais RTP da Canção”. Este foi o tema escolhido para esta sétima edição do Festival Infantil da Canção, dinamizado no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular do 1.º ciclo do ensino básico e que envolveu um total de 35 crianças, entre os 6 e os 10 anos, alunos nas várias escolas básicas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, acompanhados pelos seus professores de AEC.

Este grande espetáculo musical, que teve casa cheia, contou ainda com a participação dos dois primeiros classificados no concurso “Soltem Talentos 2013”: a banda “Stormbringer” e a interprete a solo, Gabriela Peres.

O júri - composto por um representante de cada escola, um representante do Município, um professor de Música e um professor de canto ou intérprete/cantor que avaliou os concorrentes pelos critérios de afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco – não teve a tarefa facilitada para decidir a atribuição dos três primeiros lugares dada a grande qualidade de todos os envolvidos.

Jéssica Almeida Dinis, da Escola Básica da Cordinha, foi a vencedora do Festival com a interpretação de “Chamar a Música”, um êxito de Sara Tavares, e que se fez acompanhar nos coros por Francisca Fernandes e Raquel Claro Ferreira.

Em segundo lugar ficou classificada a aluna da Escola Básica de Lourosa, Marta Henriques Miranda que cantou “Vida Minha”, um original de Filipa Silva. Maria Inês Costa acompanhada nos coros por Ana Isabel Almeida, Maria Gonçalves Salgado e Tatiana Abrantes, da Escola Básica de Oliveira do Hospital, conquistaram o terceiro lugar com a interpretação da música “Todas as Ruas do Amor” da banda Flor-de-lis.

Aos primeiros três primeiros classificados foram atribuídos prémios, sendo que todos os alunos envolvidos levaram para casa certificados e um prémio de participação. Os prémios foram entregues pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino e pelos vereadores da Educação e da Juventude, Graça Silva e Nuno Ribeiro, respetivamente, que parabenizaram todos os participantes e enalteceram a qualidade das interpretações.

Com a dinamização do Festival Infantil da Canção do Município de Oliveira do Hospital, a organização pretende fomentar o convívio entre crianças das diversas freguesias do concelho; sensibilizar os mais novos para a música proporcionando uma maior abertura cultural e motivá-los para a interatividade com a música; suscitar o reconhecimento e identificação dos mais variados géneros musicais; e desenvolver capacidades ao nível da memorização, interpretação, expressão e improvisação.

O 7.º Festival Infantil da Canção de Oliveira do Hospital é uma iniciativa do Município de Oliveira do Hospital em parceria com os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular e com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e do Instituto de Emprego e Formação Profissional.