segunda, 26 maio 2014 15:58

Festival Infantil da Canção realiza-se no próximo sábado

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove no próximo sábado, 7 de junho, a 7.ª edição do Festival Infantil da Canção, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do 1.º ciclo do ensino básico. O festival terá início às 20h30 e decorrerá no Parque do Mandanelho, exceto se as condições climatéricas não permitirem.

Nesta final serão apresentadas a concurso 12 canções que envolvem 35 crianças, entre os 6 e os 10 anos, alunos nas várias escolas básicas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e que foram acompanhados pelos seus professores de AEC, cinco no total.

“Canções interpretadas nos Festivais RTP da Canção” foi o tema escolhido para a edição 2014 e a abertura do Festival estará a cargo da vencedora do ano passado, Inês Peres, do 1.º CEB de Oliveira do Hospital que interpretou “A Cidade Cidade Até Ser Dia”, acompanhada por Ana Sofia Rosa e Constança Carvalho nos coros.

O público pode contar com mais um grande espetáculo musical, que de ano para ano aumenta a qualidade a todos os níveis. Além das atuações dos concorrentes haverá muitas outras surpresas com a presença dos dois primeiros classificados no concurso “Soltem Talentos 2013”, a banda “Stormbringer” e a interprete a solo, Gabriela Peres, e haverá também uma demonstração pelo Grupo de Ginástica de Desporto Escolar de Oliveira do Hospital.

No próximo sábado, o júri, composto por um representante de cada escola, um representante do Município, um professor de Música e um professor de canto ou intérprete/cantor, avaliará os concorrentes de acordo com os seguintes critérios de avaliação: afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco. Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados e certificados e prémio de participação a todos os envolvidos.

Com a dinamização do Festival Infantil da Canção do Município de Oliveira do Hospital, a organização pretende fomentar o convívio entre crianças das diversas freguesias do concelho; sensibilizar os mais novos para a música proporcionando uma maior abertura cultural e motivá-los para a interatividade com a música; suscitar o reconhecimento e identificação dos mais variados géneros musicais; e desenvolver capacidades ao nível da memorização, interpretação, expressão e improvisação.

O 7.º Festival Infantil da Canção de Oliveira do Hospital é uma iniciativa do Município de Oliveira do Hospital em parceria com os professores das Atividades de Enriquecimento Curricular e com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e do Instituto de Emprego e Formação Profissional.