segunda, 26 maio 2014 17:11

IX Feira do Livro de Oliveira do Hospital de portas abertas até dia 1 de junho

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em parceria com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, promove a IX Feira do Livro que vai decorrer entre 28 e 1 de junho no Largo Ribeiro do Amaral.

Durante estes cinco dias haverá um conjunto de atividades que complementarão a oferta das livrarias e papelarias da cidade que estarão presentes nesta 9.ª edição da Feira do Livro que abre portas esta quarta-feira, 28 de maio, às 15h00.

À semelhança do que tem acontecido nas últimas edições cada um dos dias será dedicado a um público ou tema específico, com realização de atividades direcionadas, representando um incentivo a que toda a população visite e usufrua da oferta cultural e musical proporcionada ao longo de toda a programação da Feira do Livro.

A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local, nomeadamente nas livrarias e papelarias que terão à venda livros a partir de um euro. Bastante aliciante é também o desconto de 15% que será praticado ao longo dos cinco dias sendo que aos leitores que efetuarem compras no valor de 15 euros serão oferecidos bilhetes de cinema.

O dia inaugural será dedicado às “IPSS / Idoso” que visitarão a feira nessa tarde, a partir das 15h00.

A abertura contará com a atuação do Coro Infantil e do Grupo de Dança da FAAD seguindo-se várias atividades promovidas pelas IPSS.

Após a visita pelas entidades oficiais, pelas 17h30, decorrerá a apresentação pública às instituições do projeto “Viver a Ler +”. A partir das 21h00 será apresentado o livro “30 maneiras de fazer queijo” de António Lobo Vaz Patto seguindo-se uma atuação do Grupo de Cantares da Universidade Sénior.

Os dias seguintes, 29 e 30 de Maio serão dedicados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e ao Pré-escolar, respetivamente e serão promovidas visitas das crianças do concelho à Feira do Livro, onde irão assistir à dramatização da fábula de La Fontaine, “O Corvo e a Raposa” pela equipa da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital (BMOH).

No dia 29 de maio, destaque para a presença do escritor António Vilhena que virá apresentar o seu livro “A formiguinha barriguda”, os momentos de atividade física “Leitores em Movimento” dinamizados pelos docentes de Atividade Física das AEC; a Oficina de Escrita Criativa com a professora Ana Reis (18h00) e a Oficina de Balões de S. João pela Associação da Chamusca da Beira (21h00).

Já no dia seguinte destacamos a realização do “Mercadinho da Primavera” com a colaboração dos alunos do pré-escolar do AEOH bem como a Oficina “Vamos Colorir o Rio”, pelas 17h00, dinamizada no âmbito do Plano de Atividades da Bandeira Azul, dirigida a educadoras do pré-escolar e público em geral e sujeita a inscrição prévia.

A noite será preenchida com um sarau cultural com os participantes do Festival Infantil da Canção das IPSS, com início às 21h00.

Sábado, 31 de maio, é o “Dia da Literatura Oral e Tradicional” que começará com um peddy paper literário dirigido ao público em geral, sujeito a inscrição prévia, às dez da manhã.

Durante a tarde, as livrarias e papelarias presentes na feira vão dinamizar oficinas de expressão plástica, e às 17h00 será apresentado o livro “Assim Rezava o Povo da Terra Chã”, uma edição da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital com o contributo de vários autores.

Além da divulgação pública do Projeto “Em Roda Livro”, nessa noite as atenções estarão centradas no concerto pelo projeto musical “Milhafre – Canções do meu chão” a partir de autores concelhios.

O livro em destaque neste dia é “O Foral de Oliveira do Hospital e o seu contexto histórico – 27 de fevereiro de 1514” de António Rodrigues Gonçalves, e ao longo de todo o dia, além do serviço educativo da BMOH, serão disponibilizados rastreios da tensão arterial, glicémia e colesterol.

A Liga de Melhoramentos de Travanca de Lagos também estará presente com vários jogos tradicionais.

O último dia, 1 de junho, será dedicado aos mais novos e à comemoração do Dia Mundial da Criança. A manhã começa com atividades desportivas pela Santa Casa da Misericórdia de Galizes que fará uma aula de zumba para toda a família, seguindo-se uma demonstração de patinagem pela secção de Hóquei em Patins do FCOH.

Pelo meio dia propõe-se a realização de um piquenique familiar no Parque do Mandanelho e pelas 17h00, a Feira do Livro acolhe a realização de um mini concerto infantil.

Ao longo do dia, a Santa Casa da Misericórdia de Galizes através do “Projeto Criança Solidária” irá realizar um conjunto de atividades dirigidas às crianças.

A 9.ª Feira do Livro funcionará entre as 10h00 e as 22h00, com exceção do último dia em que encerrará portas pelas 19h00 e todos os dias haverá pipocas, modelagem de balões, insufláveis.

São parceiros nesta edição, além da ADI, as Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital e Lagares da Beira; o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital; os docentes