segunda, 05 maio 2014 01:04

Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas galardoada com a Bandeira Azul

Praia fluvial de Alvoco das Várzeas Praia fluvial de Alvoco das Várzeas

A praia fluvial de Alvoco das Várzeas foi contemplada com uma bandeira azul e vai hastear este símbolo de qualidade ambiental já na abertura da próxima época balnear.

Com a atribuição deste importante galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o concelho de Oliveira do Hospital estreia-se assim no mapa das 18 praias fluviais que este ano vão ostentar a bandeira azul.

Para o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, a conquista deste prestigiado galardão deve constituir um grande motivo de orgulho para Alvoco das Várzeas e todos os oliveirenses, assim como para a região.

Destacando o facto de este certificado de qualidade ambiental se traduzir em mais uma vitória na projeção do turismo, José Carlos Alexandrino mostrou-se também muito satisfeito por ser esta a primeira vez que uma praia fluvial do concelho de Oliveira do Hospital conquista aquele galardão.

No entender do autarca, a atribuição da bandeira azul à paradisíaca praia fluvial de Alvoco das Várzeas, banhada por um dos rios menos poluídos da Europa, está intimamente ligada à excelente qualidade das suas águas, mas também a todo um conjunto de infraestruturas com que aquela zona balnear foi dotada.

José Carlos Alexandrino frisa também que este galardão é uma importante mais-valia sob o ponto de vista da atração turística e traduz-se num merecido prémio em termos da política que tem vindo a ser seguida com vista a transformar Oliveira do Hospital num destino de excelência, em que a natureza, o património e a história assumem uma importância estratégica para alavancar o turismo.

Os vales do Alva e Alvoco têm uma beleza extraordinária e tudo faremos para que aquela zona seja uma rota turística de excelência, sublinhou o autarca.

O Programa Bandeira Azul para zonas balneares e marinas é desenvolvido pela Fundação para a Educação Ambiental (Fee), uma organização não governamental e sem fins lucrativos.

O Programa tem como fundamento promover o desenvolvimento sustentável em áreas costeiras, fluviais e lacustres a partir de um conjunto de critérios que envolvem a educação ambiental, a qualidade da água balnear, a gestão da zona balnear, serviços e segurança.

O objectivo é tornar possível a coexistência do desenvolvimento do turismo a par do respeito pelo ambiente local, regional e nacional.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios.

Consulte AQUI os critérios de atribuição da Bandeira Azul para as Zonas Balneares.