quarta, 30 abril 2014 14:20

IV Iniciativa Competências para o Desenvolvimento promove empreendedorismo

O Município de Oliveira do Hospital está a promover a IV Iniciativa Competências para o Desenvolvimento, numa parceria alargada com a ADI - Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital; a ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra; o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH); a Associação de Pais e Encarregados de Educação do AEOH; a BLC3 - Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro; a EPTOLIVA - Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital; a ESTGOH - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital; o GIP - Gabinete de Inserção Profissional de Oliveira do Hospital; e o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Entre 28 de abril e 24 de maio serão dinamizadas várias iniciativas sob o lema “Inovação, Criatividade e Empreendedorismo” cujo programa engloba a realização de atividades já conhecidas como a final do Concurso Municipal de Ideias de Negócio – Semana do Empreendedorismo nas Escolas (9 de maio); a “IV Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo” (16 de maio); os dias abertos da EPTOLIVA, ESTGOH e BLC3; e o lançamento do concurso “Empreender+ Oliveira do Hospital 2014” (14 de maio).

Nestes primeiros dias foram dinamizadas sessões dirigidas a jovens desempregados, “Sessões Garantia Jovem”, mas nesta 4.ª edição, a Iniciativa Competências para o Desenvolvimento apresenta várias novidades como a realização da conferência “Empresas de/para o Futuro” para apresentação de apoios aos empresários e empreendedores locais, no dia 5 de maio; e a conferência “Empregos de/com Futuro”, dia 12 de maio.

No dia 7 de maio, Oliveira do Hospital recebe o evento regional “Be In – Integrar para Fazer - Oliveira do Hospital 20-20 – Competências para o Desenvolvimento”, no dia 7 de maio, pelas 14h30 no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, que tem como dinamizador a Associação Industrial Portuguesa (AIP).

É a primeira vez que “uma iniciativa com estas características é realizada fora de uma capital de distrito”, como destacou o vice-presidente da Câmara Municipal na apresentação pública da programação, “no entanto, Oliveira do Hospital arrisca fazer este evento”, completou.

Destaque também para a mesa redonda a ter lugar no dia 14 de maio subordinada ao tema “Certificação de Qualidade de respostas sociais nas IPSS” e que reunirá as entidades da Economia Social, as IPSS e Misericórdia, “um setor muito importante para a economia local pelos serviços que presta e pelo emprego que gera”.

No dia 16 de maio, o Largo Ribeiro do Amaral acolhe a “IV Feira do Emprego, formação e Empreendedorismo”, palco para disponibilização de “sinais e estratégias para combater o abandono escolar, incentivar o prosseguimento de estudos” apresentando também oportunidades de emprego.

Integram ainda o programa da IV Iniciativa, a entrega dos prémios do concurso “Empreender+ Oliveira do Hospital 2013”, dia 17 de maio na ESTGOH; e a entrega dos diplomas aos finalistas da ESTGOH, dia 24 de maio, no Largo Ribeiro do Amaral.

Enaltecendo o conjunto de parceiros envolvidos na IV Iniciativa Competências para o Desenvolvimento, José Francisco Rolo adiantou, “queremos mobilizar toda a sociedade para os valores do trabalho, da criatividade e auto-capacitação” e também por isso a aposta deste ano assenta “num programa mais alargado e ambicioso, dirigido a públicos específicos – desempregados, estudantes e empresários”.

Nesse sentido, a Câmara Municipal aposta na “promoção da inovação, do potencial que existe para o empreendedorismo e lançamos uma campanha para a criação de um ambiente favorável ao combate do desemprego, desenvolvendo competências para a criação do próprio emprego com recurso aos incentivos disponíveis”.

Para o também vereador da Ação Social, estas quatro semanas de atividades visam “criar um ambiente de estímulo às capacidades dos oliveirenses, sejam os estudantes e suas famílias sejam os que estão em situação de desemprego”. “A Câmara Municipal assumiu nas prioridades esta questão e tudo tem de fazer para criar esperança e novas oportunidades”, afirmou José Francisco Rolo convicto de que “a partir de Oliveira do Hospital estamos a criar um movimento regional de estímulo e combate ao desemprego”.

Na apresentação pública do programa, a vereadora da educação, Graça Silva, reportou-se às várias “ferramentas que a autarquia tem proporcionado aos munícipes para combater o desemprego” e realçou os resultados positivos das ações de Empreendedorismo nas Escolas.

Fernanda Dias, diretora do IEFP – PIN, elogiou o trabalho da Câmara Municipal pelo envolvimento dos vários parceiros na realização desta iniciativa e manifestou a disponibilidade da entidade que representa, para colaborar nesta e em futuras ações. Dessa forma relembrou também os instrumentos existentes no IEFP como Estágios Profissionais, Medida Estímulo, Contratos de Inserção Profissional e Contratos de Inserção Profissional+, incentivando as entidades a aproveitarem estas medidas de apoio.

Com “orgulho” nesta iniciativa realizada com uma parceria alargada, o presidente da Câmara Municipal não deixou de se referir ao “projeto pioneiro dos AtivoSociais” realizado em Oliveira do Hospital e que serviu de modelo a outras entidades.

Lembrando que o “maior combate é a criação de emprego”, José Carlos Alexandrino defendeu, uma vez mais, uma política direcionada às pessoas, com forte pendor social, “estamos a fazer isso com os diferentes atores que estão no território”. “Acredito que é possível criar um modelo de desenvolvimento diferente e que perspetive o futuro”, afirmou o autarca que acrescentou, “sei que estas jornadas vão ter sucesso e que sejamos capazes de transformar a teoria em prática”.

Consulte AQUI O programa