quinta, 19 dezembro 2013 17:54

Limpeza das margens dos rios está em curso

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) tem já em curso uma operação de preservação, recuperação e valorização das galerias ripícolas do rio Alva, tendo em vista a promoção da conservação da natureza e da biodiversidade, bem como a preservação do património natural e paisagístico.

Nesta primeira fase – conforme documenta a imagem –, a intervenção está a decorrer nas margens do troço do rio entre a Ponte das Três Entradas e Avô, numa extensão de cerca de oito quilómetros, num total de 15,17 hectares.

Este projeto, surge na sequência de nove candidaturas que a CMOH apresentou ao PRODER, e que obtiveram um financiamento a cem por cento para um investimento que ronda os 500 mil euros.

Para além do rio Alva, estas intervenções que são fundamentais, entre outros aspetos, para promover a fruição pública das zonas ribeirinhas, estão programadas para ocorrerem nas margens dos seguintes rios: Mondego, Alvoco, Seia e Cobral. Em causa, está uma extensão de 212,70 hectares.

Nos rios que atravessam o concelho de Oliveira do Hospital, destacam-se interessantes galerias ripícolas, que surgem como autênticos corredores ecológicos, acompanhando linhas de água, e que funcionam como refúgios da fauna, facilitando a mobilidade e abrigo a numerosas espécies.

Quando preservadas, as galerias ripícolas são também importantes barreiras que dificultam a propagação de incêndios.

Numa outra vertente, este projeto, agora em curso, tem também como objetivo a valorização do património ambiental concelhio, podendo constituir-se como mais uma rampa de lançamento ao nível da projeção turística num concelho com forte aptidão para o turismo ligado à natureza.