JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
sexta, 27 setembro 2013 16:56

Oliveira do Hospital integra Rede das Cidades de Excelência

O Município de Oliveira do Hospital acaba de integrar a Rede Cidades e Vilas de Excelência, dando assim início a um trabalho que visa o reconhecimento e certificação do título Cidade de Excelência em território nacional. Na cerimónia realizada esta quarta-feira, 25 de setembro, o presidente da autarquia recebeu das mãos dos promotores desta rede, o ICVM – Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, a bandeira que marca o ponto de partida para este compromisso que o Município assume de qualificação do território e das suas dinâmicas socioculturais e económicas de forma a estimular a regeneração dos tecidos urbanos ou periurbanos, da empregabilidade local e do turismo.

Ser reconhecido como Cidade de Excelência significa ser reconhecido pelo mérito, pelo trabalho e pelo estímulo a nela habitar, trabalhar ou visitar, de olhos postos na qualidade de vida dos seus munícipes, e que assenta no lema “Pensar Global, Agir Local”. A participação nesta Rede trará resultados práticos para benefício da comunidade, através de ações enquadráveis no novo quadro de financiamento 2020. Serão por isso trabalhados quatro temas, com o objetivo de conseguir: áreas urbanas sem barreiras urbanísticas e arquitetónicas; áreas urbanas com percursos cicláveis; evolução do comércio local, restauração e dinâmicas socioculturais na área a regenerar; e aumento de visitantes, com incremento dos produtos turísticos locais, do alojamento e da informação.

“Oliveira do Hospital continua a desafiar o futuro” afirmou o presidente do Município, que considerou importante “o trabalho em rede das boas experiências que existem no país”. José Carlos Alexandrino assegurou querer “continuar a contribuir para que Oliveira do Hospital esteja entre os melhores” e “fazer a diferença pela qualidade, pela inovação e por um conjunto bem definido de orientações políticas” para “colocar Oliveira do Hospital na vanguarda”.

A adesão à Rede Cidades e Vilas de Excelência marca o ponto de partida para a elaboração de um plano de ação e o compromisso para a “qualificação dos territórios que dá qualidade de vida aos seus munícipes e aos que o visitam. Não é tempo de obras avulso mas de obras com planeamento estratégico e projetando o futuro”, notou o presidente.

Sem esquecer que Oliveira do Hospital “tem uma zona histórica que é preciso recuperar e dar dignidade”, o presidente da autarquia defendeu ainda que “a qualidade de vida das populações está, hoje, nas cidades do interior e não nos grandes centros urbanos. Acho que Oliveira do Hospital tem muitas coisas, em diversas áreas, que lhe dão qualidade de vida”.

Nesta sessão pública, Paula Teles, do ICVM, sublinhou a importância do desenvolvimento de “políticas urbanas que tenham a ver com o desenvolvimento de vilas e cidades” e destacou a “contemporaneidade” em matéria urbanística, ambiental e cultural, que encontrou em Oliveira do Hospital. Fator que foi igualmente reforçado por Pedro Ribeiro, gestor da Rede Cidades e Vilas de Excelência, que congratulou Oliveira do Hospital por “aderir a esta visão, a este modo de desejar e antecipar o futuro já para o presente”. “É um ato de coragem participar numa rede que tende à ação, que não se limita à troca de conhecimento mas é uma rede de execução. Estamos a dar conhecimento com que Oliveira do Hospital se compromete nestas áreas e para as quais estabelece metas. Um poder político que se submete a uma apreciação de todos, desta maneira, na previsão do que pode ser o futuro, pratica um ato de coragem que em muito elogia a dimensão da política local”, reforçou o responsável.

Neste dia, o Município também hasteou a Bandeira Verde EcoXXI 2013, atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, e que distingue Oliveira do Hospital pelas iniciativas e políticas desenvolvidas no concelho em prol do ambiente e do desenvolvimento sustentável. No primeiro ano que apresentou candidatura a esta distinção, Oliveira do Hospital foi o município melhor classificado em três indicadores: Agenda 21 Local e Participação Pública, Emprego, Gestão e Conservação da Floresta.

Como reforçou o vice-presidente do Município, o galardão “honra a gestão do município e distingue os oliveirenses enquanto comunidade. É o reconhecimento, por parte de um organismo independente, dos indicadores de desenvolvimento, progresso e participação de toda a comunidade concelhia nos níveis de bem estar de que hoje dispomos”. “Deve enaltecer-se o trabalho das escolas, empresas, IPSS, bombeiros, cidadãos, voluntariado, Gabinete de Inserção Profissional, Conselho Municipal de Defesa da Floresta, entre tantos outros, que estão de parabéns, pois foi reconhecido o resultado do seu envolvimento”, acrescentou o vereador José Francisco Rolo.

Referindo-se à integração na Rede Cidades e Vilas de Excelência, o vice-presidente da Câmara sublinhou estar “a trabalhar afincadamente para organizar o Município de Oliveira do Hospital e para maximizar o seu acesso a fundos comunitários” disponíveis para regeneração urbana no próximo Quadro Estratégico 2014-20.