JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
sábado, 21 setembro 2013 11:36

Biblioteca Municipal levou histórias ao Centro Escolar

O serviço educativo da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital foi até ao Centro Escolar de Nogueira do Cravo apresentar a dramatização da história “O Dragão das Mil Flores”, teatro de fantoches que realça a tolerância pela diferença.

Dirigido às crianças em idade pré-escolar e escolar, “O Dragão das Mil Flores” conta a histórica fantástica de um dragãozinho que se sente triste por não conseguir deitar fogo pela boca, à semelhança dos seus pares. Decide partir à procura de quem o ajude e ensine a cuspir fogo, acabando por encontrar uma bruxa boa que lhe promete uma solução mágica. Após algumas tentativas, o pequeno dragão acaba a deitar lindas flores pela boca, abrindo uma loja onde vende as flores especiais. É já de regresso a casa, junto dos seus pais, que o personagem acaba por compreender que não é preciso ser igual aos outros para se ser feliz.

“O Dragão das Mil Flores” é uma história interativa e musicada que recorre aos fantoches para dar corpo às personagens e conjuga a vertente lúdica do entretenimento com a componente pedagógica, passando a mensagem de que “podemos ser diferentes e felizes”.

Na última quinta-feira, 19 de setembro, a história foi apresentada no espaço da biblioteca do novo Centro Escolar de Nogueira do Cravo, a todos os alunos que o frequentam. Uma visita especial que foi acompanhada pela vereadora da Educação, Graça Silva, que explicou às crianças o funcionamento da biblioteca e o que podem lá encontrar, incentivando-os a visitar a sala de leitura e o espaço infanto-juvenil, onde além dos interessantes livros são promovidas várias atividades. A vereadora Graça Silva sensibilizou as professoras e educadoras para as atividades lúdico-pedagógicas que são desenvolvidas mensalmente pela Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e que podem ser apresentadas no espaço da escola. Pretende-se que a Biblioteca Municipal também vá até às escolas com atividades que se enquadrem nos conteúdos programáticos que vão sendo trabalhados ao longo do ano. Registe-se que este é um trabalho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido com várias escolas do pré-escolar e do ensino básico.