JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
terça, 17 setembro 2013 20:55

Oliveira do Hospital recebeu galardão EcoXXI

O Município de Oliveira do Hospital foi distinguido com o Galardão EcoXXI 2013 pelas boas práticas em prol do desenvolvimento sustentável, evidenciadas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade. A bandeira atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, foi entregue esta segunda-feira, 16 de setembro, numa cerimónia realizada em Torres Vedras, na qual participou o vice-presidente do município, José Francisco Rolo.

Foram 32 os municípios a candidatarem-se ao galardão em 2013, tendo sido atribuídas 31 bandeiras Verdes EcoXXI. Oliveira do Hospital foi o município melhor classificado em três indicadores: Agenda 21 Local e Participação Pública, Emprego, Gestão e Conservação da Floresta.

Com critérios cada vez mais exigentes para atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital foi um dos municípios estreantes desta edição, tendo conseguido uma classificação com pontuação acima dos 60 por cento, fator que foi destacado pela organização, que referiu que “tendo em conta que é o primeiro ano em que se candidatam, o galardão é, de facto, merecido” e sublinhou o trabalho de todos os técnicos envolvidos na candidatura.

Galardoado no primeiro ano em que apresentou uma candidatura ao EcoXXI, o Município de Oliveira do Hospital foi um dos quatro municípios convidados pela ABAE para prestar um testemunho de boas práticas na cerimónia pública de divulgação dos resultados, que reuniu todos os municípios concorrentes. O vice-presidente da autarquia foi o orador da apresentação que versou sobre o “Indicador 4 – Agenda 21 Local e Participação Pública”, área onde, de acordo com a organização, “se evidencia um bom trabalho realizado pelo município”. A sensibilização ambiental junto das crianças e jovens, com envolvimento das escolas em atividades de educação ambiental; a participação pública e cívica; e a responsabilidade ambiental e social das empresas foram pontos reforçados durante esta apresentação.

José Francisco Rolo lembrou que a Agenda 21 Local de Oliveira do Hospital assenta em três pilares: Participação Cívica, Preservação do Ambiente, e Pessoas e Futuro. “Oliveira do Hospital gosta de avaliar o desempenho das suas políticas e das suas práticas, e gosta de integrar redes e parcerias. Esta é a sua base de atuação”, sublinhou, antes de revelar que para além da adesão à iniciativa EcoXXI, “Oliveira do Hospital acaba de integrar a Rede de Cidades e Vilas de Excelência”.

“Este galardão honra a gestão do município e distingue os oliveirenses enquanto comunidade. É o reconhecimento, por parte de um organismo independente, dos indicadores de desenvolvimento, progresso e participação de toda a comunidade concelhia nos níveis de bem estar de que hoje dispomos”, acrescentou o responsável, considerando que, “escolas, empresas, IPSS, bombeiros, cidadãos, voluntariado, Gabinete de Inserção Profissional, Conselho Municipal de Defesa da Floresta, entre tantos outros, estão de parabéns, pois foi reconhecido o resultado do seu envolvimento”.

A distinção EcoXXI visa identificar e reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível dos municípios, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental. Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este Programa pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.