JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
terça, 23 abril 2013 14:29

Percursos pedestres valorizam oferta turística do concelho

O Município de Oliveira do Hospital e a ADXTUR apresentaram, no passado domingo, um conjunto de cinco percursos pedestres de pequena rota que integram a rede Caminhos do Xisto. Em Aldeia das Dez, a porta de entrada norte para a rede das Aldeias do Xisto, Sónia Madeira, presidente da Junta de Freguesia, sublinhou o “benefício” que a integração nesta “marca de referência” trouxe para a sua localidade. “Foi muito importante a entrada na rede de Aldeias do Xisto, que possibilitou o acesso a um turismo que fazia falta ao concelho”, assinalou, destacando o empenho do executivo camarário para que se concretizasse este desejo.

“Queremos mais para Aldeia das Dez” afirmou o vice-presidente do município, sublinhando que Aldeia das Dez e o concelho de Oliveira do Hospital “estão integrados numa rede de excelência em termos de oferta de um produto turístico diferenciado. Foi uma grande conquista”, continuou José Francisco Rolo, que não tem dúvidas em afirmar que “em termos turísticos, há um antes e depois para o concelho” após a integração da rede de Aldeias do Xisto, uma “opção política do executivo que tem desenvolvido um trabalho fortíssimo” nesta área. A concertação de “forças e energias para encontrar as soluções” já deu frutos e possibilitou a concretização de vários projetos para este território, como a primeira fase de requalificação de Aldeia das Dez, a oficialização de cinco percursos pedestres, a integração numa grande rede de promoção do concelho, o apoio na realização de alguns eventos e, a breve prazo, a criação da Loja das Aldeias do Xisto que funcionará na emblemática Casa do “S”. “Todos devemos estar orgulhosos por estas conquistas e passos que demos na afirmação turística no concelho de Oliveira do Hospital”, concluiu, explicando que neste âmbito, Avô foi também reconhecida como praia do Xisto e em Alvôco das Várzeas arrancará o projeto de requalificação da praia fluvial, “a praia natural de Aldeia das Dez”.

Paulo Fernandes, presidente da ADXTUR, realçou que esta rede de aldeias “ficou mais rica com a entrada de Aldeia das Dez que tem valores patrimoniais e naturais excecionais. Oliveira do Hospital faz a ponte entre o xisto e o granito”, continuou, sublinhando que “esta encruzilhada é estratégica para o nosso projeto” e que a Câmara Municipal oliveirense “tem sido super-ativa na valorização desta rede”.

“Após este mandato, Aldeia das Dez será sempre uma aldeia diferente da que nós encontrámos”, anunciou o presidente da Câmara Municipal que destacou “uma oferta que tem uma importância cada vez maior no segmento de turismo da natureza, o pedestrianismo, responsável pela movimentação de milhares de turistas, todos os anos”. José Carlos Alexandrino explicou ainda que “em dois anos, a ligação de Oliveira do Hospital à ADXTUR deu passos enormes e possibilitou o acesso a um conjunto de ofertas que se apresentam com uma marca forte e colocam o concelho na rota dos grandes pontos turísticos”.

Satisfeito pelos percursos, cuja inauguração foi assinalada simbolicamente com uma marcha pela “Rota Imperial”, o presidente do município realçou que se trata de “um investimento importante no contexto de crise. Uma das saídas desta crise é a aposta sustentável e criteriosa no desenvolvimento dos vários segmentos turísticos”.

Os cinco percursos de pequena rota, devidamente oficializados, resultaram de um investimento de 50 mil euros no seguimento de uma candidatura do município oliveirense ao PROVERE/1.3 - Consolidação da Rede de Caminhos do Xisto, uma medida desenvolvida pela ADXTUR no âmbito das Aldeias do Xisto e que permitiu a comparticipação do projeto em 60 por cento. Visam valorizar a região geográfica e zona envolvente, de paisagem singular, que mistura a rudeza de calçadas romanas com a beleza dos bosques e das zonas de água.