Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
segunda, 22 abril 2013 14:22

Turismo de Oliveira do Hospital promovido nas redes sociais

O Município de Oliveira do Hospital acaba de publicar na rede social Facebook uma página para projetar a marca “Oliveira do Hospital” e promover o riquíssimo património edificado e natural espalhado pelo território concelhio. O novo canal, disponível em www.facebook.com/turismodeoliveiradohospital, visa alavancar o potencial económico do setor do turismo, atraindo pessoas e gerando riqueza, dando visibilidade ao conjunto de monumentos nacionais e “sítios” de reconhecido interesse turístico, sem esquecer outros atrativos como a gastronomia, os eventos, as tradições e a oferta de alojamento.

Apresentada no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na Pousada do Convento do Desagravo, em Vila Pouca da Beira, que recentemente passou a integrar a lista nacional de imóveis classificados como de interesse público, a nova página oficial do Turismo de Oliveira do Hospital potencializa o concelho projetando-o para todo o mundo, à distância de um pequeno clique. Os novos tempos exigem novos canais de comunicação, como afirmou o vice-presidente da autarquia, entendendo que estava lançada “uma pequena revolução pacífica” para chegar a novos públicos-alvo. Oliveira do Hospital quer afirmar-se como “um destino reconhecido, onde as pessoas vão por opção, por escolha”, sublinhou José Francisco Rolo, que definiu que o turismo deve trazer mais gente para os operadores turísticos e alimentar a economia, gerando “um efeito multiplicador local”.

O vereador responsável pelo Turismo não deixou de salientar o “património riquíssimo” que Oliveira do Hospital oferece e de apresentar um conjunto de eventos que contribuem para a “projeção da marca Oliveira do Hospital”. Iniciativas que têm custos mas que “atraem milhares de pessoas e que permitem criar riqueza e alavancar a economia local. Os cidadãos mais atentos e os operadores turísticos sabem que este esforço que temos vindo a fazer tem dado frutos”, acrescentou o autarca, que garantiu a continuidade de projetos que são um “estímulo à economia” e não “uma espécie de festarolas. Nós não estamos disponíveis para seguir uma política de empobrecimento do território, das pessoas e das empresas”, disse.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lembrou também a inauguração de cinco percursos pedestres na zona do Alva, integrados na rede de Caminhos do Xisto, e que se encontram outros em preparação, na zona da Cordinha. A avançar está também o projeto de limpeza das margens dos rios, que permitirá a criação de zonas de lazer com aproveitamento balnear, um parque de caravanismo e a pista de pesca no rio Alva. “Estamos no caminho certo. O turismo será sempre uma prioridade desta Câmara Municipal”, garantiu José Francisco Rolo, que deixou uma palavra de “estímulo aos operadores turísticos”, muitos deles presentes nesta sessão, explicando que “o turismo é eminentemente uma atividade económica de caráter empresarial, mas queremos ser aliados e agentes facilitadores de quem quer investir”.

“Estamos conscientes da importância da promoção do nosso turismo”, frisou Graça Silva, vereadora da Cultura e Educação, acrescentando que o concelho de Oliveira do Hospital “tem para oferecer um bom pacote turístico”. Satisfeita por o turismo local se encontrar, a partir de agora, “na ponta dos dedos, à distância de um clique”, a vereadora anunciou que o Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela entrará, brevemente, em funcionamento.

O presidente da ADIBER, Miguel Ventura congratulou-se pela aposta neste novo canal e reiterou a disponibilidade daquela associação para apoiar o setor do turismo no concelho e na região, através de investimento comunitário que possa “transformar o potencial em que a região é rica em produtos que possam gerar riqueza”.