domingo, 15 outubro 2023 10:09

Município de Oliveira do Hospital formaliza protocolos de cooperação com os grupos culturais

O Dia do Município, 7 de outubro, foi a data escolhida para a dinamização de um encontro dos grupos culturais concelhios e da sessão de assinatura de protocolos de colaboração e atribuição do apoio financeiro anual, entre a Câmara Municipal e estas entidades associativas.

Trata-se de um subsídio anual no valor de 93.500 euros pago, como habitualmente, em duas tranches até ao final do presente ano, num estímulo da autarquia oliveirense aos grupos culturais concelhios para que mantenham a sua atividade que enriquece o concelho e contribui para divulgar o nome e a cultura popular de Oliveira do Hospital.

Os protocolos foram assinados com 35 grupos culturais, que envolvem centenas de executantes, divididos por filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos corais, grupos de cordas, e grupos de música popular e tradicional.

Em dia de celebrar o concelho e as gentes de Oliveira do Hospital, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo considerou “estamos a celebrar estes protocolos que são uma manifestação duma parte daquilo que é o agradecimento do Município por aquilo que cada um de vós faz como contributo para a diversidade e a riqueza da cultura produzida em Oliveira do Hospital”. “Representam, em contas redondas, cerca de cem mil euros de apoio à cultura de raiz popular, valorizando os nossos saberes e tradições, mas também a cultura musical de carácter mais erudito”, acrescentou, tendo em conta a abrangência de estilos musicais, “esta mescla fantástica” que encontramos nos grupos culturais concelhios.

Na sessão, Graça Brito, vereadora da Cultura da autarquia, sublinhou a importância dos grupos culturais concelhios e do seu “trabalho por gostos, de paixão pela nossa terra”, lembrando que “a cultura e em particular a ação destes grupos culturais está muito ligada à necessidade de não se deixar perder no tempo a identidade de um povo”. E por isso deixou o apelo a “que seja registado todo o trabalho que realizam, que pode ser em diversos suportes, desde a fotografia ao registo áudio ou vídeo” dada a importância de perpetuar todo este “património imaterial para que a história seja contada”. Há um manancial de informação sobre os grupos culturais que pode ser consultado através do site da autarquia e que está em constante atualização, acrescentou.

Este momento, que decorreu no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, foi antecedido por uma breve atuação do Coro Infanto-Juvenil de Sant’Ana.