quinta, 13 julho 2023 15:24

Município de Oliveira do Hospital está a implementar o Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa

O Município de Oliveira do Hospital está a implementar localmente o Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) que passa pela instalação de dois dispositivos, licenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em espaços municipais.

O Pavilhão Desportivo Municipal e as Piscinas Municipais são os espaços a dotar com estes importantes equipamentos, sendo que também o Estádio Municipal de Oliveira do Hospital já dispõe do desfibrilhador, por iniciativa do Futebol Clube de Oliveira do Hospital, clube que utiliza o equipamento desportivo.

Para uma utilização correta destes equipamentos tiveram início, esta semana, as ações de formação em Suporte Básico de Vida dirigidas a 12 funcionários da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de forma a adquirirem o conhecimento e as competências necessárias para o auxílio a pessoas em paragem cardiorrespiratória com recurso a um DAE.

A implementação deste programa, um investimento do Município de Oliveira do Hospital na proteção e segurança das pessoas, contribuirá para salvar vidas e criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência. A autarquia, no âmbito da sua responsabilidade social, pretende ter equipamentos e recursos humanos habilitados, reconhecendo a importância da utilização destes equipamentos no aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilhação ventricular, com uma maior proximidade e rapidez na resposta às vítimas de uma paragem cardiorrespiratória.

Refira-se que estatisticamente as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal e na globalidade dos países ocidentais, em que pelo menos 40% dos óbitos registados devem-se a eventos de morte súbita cardíaca, antes mesmo de chegarem ao hospital. A morte súbita cardíaca é causada por uma arritmia cardíaca chamada fibrilhação ventricular, que impede o coração de bombear o sangue sendo que o único tratamento eficaz para a fibrilhação é a desfibrilhação elétrica que consiste na administração de choques elétricos ao coração parado, possibilitando que o ritmo cardíaco volte ao normal.