quarta, 12 julho 2023 12:05

Novos nadadores-salvadores formados no Município de Oliveira do Hospital reforçam segurança dos espaços balneares no concelho

O curso de nadadores-salvadores, promovido no Município de Oliveira do Hospital, terminou com a formação de nove jovens oliveirenses que ficam agora capacitados para exercer as funções. Trata-se de um importante contributo na capacitação de meios humanos que vão reforçar a segurança das praias fluviais e das piscinas públicas do concelho com vigilância profissional e certificada, garantindo as melhores condições para as famílias poderem usufruir dos espaços balneares.

Num trabalho de articulação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital com a escola de Formação “Os Delfins” e com o Instituto de Socorros a Náufragos voltou a realizar este curso que, este ano, teve dois momentos de avaliação. O segundo foi participado por cerca de três dezenas de formandos provenientes de vários pontos do país para realizarem a sua formação em conjunto com os formandos do concelho de Oliveira do Hospital. Dos 14 jovens oliveirenses que se propuseram à formação, 9 ficaram aprovados, tendo os restantes desistido e/ou reprovado.

Ciente da importância desta capacitação de meios humanos para o socorro a pessoas, no período que decorreu entre o 1º e o 2º momento de avaliação, o Município assegurou novos momentos de preparação para os formandos, colocando as instalações e o seu nadador salvador ao dispor dos formandos, conseguindo ainda a realização de mais momentos de formação por parte da Escola de Formação.

A autarquia tem promovido a realização deste curso nos últimos anos e como lembra o vereador com o pelouro do Desporto, Nuno Ribeiro, trata-se de um processo de formação exigente, com um grau de dificuldade considerável e complexo, e que implica um número mínimo de formandos interessados para se poder realizar a formação, o que acarreta algumas dificuldades para a sua concretização.

No entanto, sublinha, “mais uma vez, o Município de Oliveira do Hospital voltou a proporcionar importantes instrumentos à disposição dos nossos jovens, permitindo a sua formação e capacitação, contribuindo igualmente para colmatar as dificuldades existentes no que diz respeito à vigilância e segurança das nossas piscinas e praias fluviais”.

Trata-se de mais um importante investimento do Município de Oliveira do Hospital na proteção e segurança das pessoas, para garantir que as condições de segurança nas piscinas públicas e nas nossas praias fluviais continue a ser uma marca da sua qualidade e que vem reforçar os atrativos das quatro praias classificadas do concelho, que ostentam a Bandeira Praia Acessível – Praia Para Todos, enquanto destinos de eleição na presente época balnear.