terça, 11 julho 2023 09:01

Município de Oliveira do Hospital proporciona um “Verão+Feliz” às crianças do pré-escolar e do 1.º CEB

O Município de Oliveira do Hospital está determinado em proporcionar um “verão+Feliz” às crianças do pré-escolar e o 1.º CEB que frequentam os espaços das CAF – Componente de Apoio à Família e das AAAF – Atividade de Animação de Apoio à Família do Município de Oliveira do Hospital.

A aposta do Município neste projeto, à semelhança do ano passado, assenta sobretudo na determinação de proporcionar uma oferta de lazer, com orientação pedagógica, dando desta forma mais um contributo para a consolidação das competências adquiridas pelas crianças em período de aulas.

As atividades, no âmbito deste projeto “verão+Feliz”, são dinamizadas por uma equipa multidisciplinar, abrangendo o Desporto, a Ação Social, o Ambiente, a equipa do programa “Escola+Feliz” e pelo serviço educativo das bibliotecas municipais de Oliveira do Hospital. Leitura e atividades lúdico-pedagógicas através do projeto “Verão que é Animação” da Rede de Bibliotecas, atividades desportivas, idas à piscina, sensibilização cívica,  são alguns dos exemplos das iniciativas que são promovidas ao abrigo do “verão+Feliz”.

O objetivo é estar mais próximo das crianças do nosso concelho, proporcionando momentos lúdicos, de aprendizagem informal, de forma a que o período de férias seja passado da melhor maneira, com muita alegria e descontração.

As atividades decorrem durante o mês de julho, todos os dias da semana, nos espaços das CAF – Componente de Apoio à Família e das AAAF – Atividade de Animação de Apoio à Família do Município de Oliveira do Hospital.

Refira-se também que no âmbito do projeto “verão que é Animação” do serviço educativo das Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital serão realizadas as seguintes atividades: promoção da leitura e escrita com base no livro gigante “O Rapaz, o Velho e o Burro” que promove a reflexão com as crianças sobre companheirismo, resiliência e saber ter as suas convicções; estimulação auditiva e prática instrumental promovendo o contacto com outros géneros musicais através da leitura de esquemas numa partitura visual em que as crianças executam instrumentos de percussão ao som do trecho “Dança Russa” do compositor Tchaikovsky, da obra “Quebra Nozes”; percussão corporal com exercícios rítmicos explorando movimentos corporais e sons; e ainda “Nós as crianças temos direitos” baseado num jogo de reflexão com a utilização de um livro sobre a convenção dos direitos  da criança, em que se executam tarefas exploratórias de escrita, grafismo, argumentação, reflexão, interpretação, debate, leitura, poesia, construções (materiais recicláveis).