segunda, 10 julho 2023 13:34

Praias fluviais do Município de Oliveira do Hospital preparadas para receber banhistas

As quatro praias fluviais classificadas do município de Oliveira do Hospital estão preparadas para receber banhistas e visitantes na presente época balnear que arrancou no início do mês de julho e se estende até 31 de agosto.

Alvoco das Várzeas, Avô, São Gião e São Sebastião da Feira ostentam a Bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”, galardão atribuído por entidades externas vendo assim reconhecida a excelência dos espaços que oferecem aos banhistas, num reforço ao convite dirigido a turistas e visitantes para que venham desfrutar das águas limpas e calmas dos rios Alva e Alvôco.

Por ocasião das cerimónias do hastear das Bandeiras Praia Acessível, José Francisco Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, explicou que “são todas Praias Acessíveis, por isso praias para todos, o que quer dizer que estão preparadas para receber as pessoas com mobilidade condicionada”. Para além disso, “todas têm nadadores salvadores, foram vistoriadas pelas entidades competentes, a Agência Portuguesa do Ambiente, e reúnem as condições para funcionar” e como acrescenta, “todas têm água boa ou excelente para banhos o que é um bom indicador”.

José Francisco Rolo considera que “está tudo preparado para uma época balnear que permite às pessoas desfrutar das praias” mas também da restante oferta turística do município, como os percursos pedestres que ligam as localidades ao património natural e edificado e deu conta que há também o cuidado de ligar as nossas praias fluviais classificadas ao Guia das Praias da Região Centro, instrumento de divulgação bem como a estratégias de promoção da Rede das Aldeias do Xisto, que as quatro incorporam.

Sublinhando o trabalho de articulação do Município com várias entidades, como as Juntas de Freguesia de Avô, Alvoco das Várzeas, União de Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira e a Fundação Albino Mendes da Silva que tutela o espaço da praia de S. Gião, o Presidente da autarquia oliveirense frisa que “todas têm os seus atrativos” que as tornam espaços únicos de beleza paisagística e qualidade balnear, como é o caso do “recém instalado baloiço na água no rio Alva, que tem sido notícia no país e que é uma forma não só de promover a praia fluvial de Avô mas também o conjunto das praias fluviais do Município de Oliveira do Hospital”.

Para José Francisco Rolo não restam dúvidas de que “as praias fluviais são um convite a vir e descobrir o turismo de Oliveira do Hospital” que oferece várias ofertas aos visitantes, desde o alojamento e a restauração com roteiros gastronómicos, às rotas para descobrir o concelho à volta das praias fluviais, como a Grande Rota do Alva, pedestre e ciclável; os Caminhos do Xisto; ou os Caminhos de Montanha com a Rota das Levadas.

Também Graça Brito, vereadora com os pelouros do Turismo e da Cultura, destacou a oferta turística do concelho capacitada para proporcionar umas inesquecíveis férias em família no concelho e junto dos quatro belos postais dos rios Alva e Alvôco.