quarta, 05 julho 2023 09:54

Oliveira do Hospital: 30 anos de elevação a cidade comemorados com o desafio de continuar a impulsionar o centro urbano

O Município de Oliveira do Hospital assinalou no dia 2 de julho, o 30º aniversário da elevação da vila de Oliveira do Hospital à categoria de cidade – Lei 23/93, de 2 de julho, publicada em Diário da República – com a realização de uma sessão comemorativa de âmbito cultural. No salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, que ficou repleto, assistiu-se a um concerto pela Orquestra Music’Arte e Coro Voz’Arte, da Associação Sons da Arte.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, relembrou as mudanças operadas sendo “notório que a cidade tem-se estruturado e tem crescido”, e deu alguns exemplos da “mudança na fisionomia da cidade de forma a estruturar uma cidade com dimensão humana, centrada nas pessoas e com qualidade para viver e dela podermos desfrutar com gosto”.

O autarca apontou alguns exemplos de mudança operados após a criação da cidade,  o Centro de Saúde, “um velho espaço que deu lugar a um novo que brevemente vai ser remodelado e modernizado com um novo projeto”; criámos uma nova biblioteca; as antigas escolas entretanto transformadas num mega-agrupamento também remodelado e em breve um moderno campus educativo; a criação de uma Escola Profissional, “hoje de referência nacional”; uma “cidade que almejou ter ensino superior e hoje tem uma escola superior com nível de mestrado que dá centralidade e qualifica a cidade”. Não deixou ainda de se referir à Zona Industrial que “vai na sua terceira ampliação que breve trecho terá  concluídas as obras para disponibilizar mais 27 lotes e reforçar a componente empresarial”, bem como “às várias obras de regeneração urbana, estando em curso a última fase para conclusão da requalificação do Centro Histórico da cidade”, sendo que depois da transformação do Parque do Mandanelho em parque verde urbano, a este pulmão verde juntou-se o Parque dos Marmelos, requalificado e de portas abertas à fruição dos cidadãos.

Recordando o espírito arrojado, realizador e visionário do Presidente César Oliveira, por ter lançado o projeto de elevação da vila de Oliveira do Hospital a categoria de cidade, José Francisco Rolo deixou palavras de agradecimento pelo contributo que todos os presidentes de câmara e executivos deram para a estruturação da cidade e o seu crescimento, enaltecendo o “espírito visionário do professor César Oliveira, e a oportunidade que tive de integrar uma equipa dinâmica liderada pelo professor José Carlos Alexandrino”.

A cidade cresceu “até ao nível de afirmação e reconhecimento que temos hoje” e “agora, temos nós o desafio e a responsabilidade de continuar a impulsionar a cidade e a fazê-la crescer com qualidade. Esse é o nosso compromisso e objetivo”, afirmou o autarca.

A celebrar os 30 anos de elevação de Oliveira do Hospital à categoria de cidade “sob a égide da cultura”, o Presidente da autarquia vincou que “ter a categoria de centro urbano permite em sede de negociação dos fundos comunitários, estar num patamar elevado nas negociações do quadro comunitário. Ou seja ter acesso a fundos que só existem para os espaços urbanos com as características de cidade, como os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano”.

Fundos essenciais para “valorização, estruturação e o desenvolvimento da cidade”, rematou, lembrando ainda que “só há cidades com periferias sustentáveis e equilibradas, isto é bem estar nas freguesias” como é o nosso conjunto de aldeias e vilas e com uma “cidadania ativa e interpelativa que puxe pela vocação da cidade”.

Para a vereadora da Cultura, Graça Brito assinalava-se um “dia histórico em que comemoramos os 30 anos de elevação a cidade através deste bom momento cultural” com a Orquestra Music’Arte e o Coro Voz’Arte pautado pela leitura de alguns poemas pelos oliveirenses Lucinda Maria e José Vieira, e acompanhado por um vídeo com imagens ilustrativas da passagem destas três décadas.

José Matias, presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços louvou quem teve a iniciativa, há época, e pelos esforços desenvolvidos para promover a elevação de vila a cidade.