quinta, 29 junho 2023 16:48

Oliveira do Hospital comemora 30 anos de elevação a cidade

O Município de Oliveira do Hospital assinala no domingo, 2 de julho, o 30º aniversário da elevação da vila de Oliveira do Hospital à categoria de cidade com a realização de uma sessão comemorativa.

A partir das 18H00, a população está convidada para assistir ao concerto evocativo que terá lugar no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital com a participação da Orquestra Music’Arte e Coro Voz’Arte, da Associação Sons da Arte. Corria o ano de 1993 quando foi publicada em Diário da República, através da Lei 23/93, de 2 de julho, a elevação da vila de Oliveira do Hospital à categoria de cidade, após apresentação do Projeto de Lei Nº 156 /VI, numa iniciativa subscrita pelos deputados à Assembleia da República António Campos (PS), Luís Pais de Sousa (PSD), João Amaral (PCP) e Manuel Queiró (CDS).

Nessa data histórica, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital era presidida por César Oliveira, tendo sido um acontecimento felicitado por diversas autarquias e entidades de âmbito local, regional e nacional.

Conforme exposição do Projeto de Lei n.º156/VI, a elevação da vila de Oliveira do Hospital à categoria de cidade, já há época era encarada como fundamental para “consolidar o seu estádio de desenvolvimento e para estimular os seus habitantes e órgãos representativos na procura de soluções para os desafios que se apresentavam com a aproximação da entrada num novo milénio”.

Volvidos 30 anos, o Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, recorda a importância da elevação a categoria de cidade para a promoção e dignificação de Oliveira do Hospital, de todo o território do Município e das pessoas.

O autarca recorda também o ciclo de desenvolvimento que Oliveira do Hospital conheceu durante o mandato do executivo de César Oliveira, enaltecendo todo o seu empenho para que Oliveira do Hospital tenha conseguido ser elevada à categoria de cidade. Frisando que, no início dos anos 90, a presidência de César Oliveira foi de facto uma verdadeira lufada de ar fresco para todo o concelho de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo regista igualmente todo o empenho dos deputados de diferentes partidos políticos que, na Assembleia da República, deram também o seu importante contributo para que hoje estejamos a assinalar os 30 anos da elevação de Oliveira do Hospital a cidade.

Foi um feito de que todos nos devemos orgulhar e, à semelhança do ciclo virtuoso de desenvolvimento que aconteceu nos mandatos de José Carlos Alexandrino, também hoje trabalhamos diariamente para continuar a projetar a cidade Oliveira do Hospital para um patamar de excelência, sublinhou José Francisco Rolo.

Por ocasião do trigésimo aniversário da elevação de Oliveira do Hospital a cidade, o Presidente da Câmara Municipal deixa também uma palavra de agradecimento a todos os presidentes de Câmara e autarcas que, durante estes trinta anos, contribuíram para o desenvolvimento da cidade e do concelho.