terça, 02 maio 2023 12:58

Filme “Serpentina” rodado em Oliveira do Hospital estreia a 3 de maio na RTP

O telefilme “Serpentina” que foi inteiramente rodado no Município de Oliveira do Hospital tem estreia marcada amanhã, 3 de maio, às 21H00 na RTP 1. Marca o arranque da segunda temporada do projeto “Contado por Mulheres”, produzido pela Ukbar Filmes para a televisão pública, no âmbito do qual foram produzidos dez telefilmes através do olhar de dez realizadoras tendo por base histórias de autores portugueses.

Realizado por Laura Seixas, o filme “Serpentina” baseia-se no livro homónimo de Mário Zambujal e transporta o público para o ano de 1995, em que a falta de dinheiro faz com que um argumentista à procura de inspiração e um ator fracassado se vejam envolvidos numa história de gangsters.

Esta quarta-feira, 3 de maio, várias paisagens e locais do concelho de Oliveira do Hospital - como as Ruínas Romanas da Bobadela, a cidade de Oliveira do Hospital, o vale do rio Seia, a Anta da Arcainha e a vila de Lagares da Beira – vão surgir no ecrã da televisão, facilmente reconhecíveis para quem conhece o nosso território e muito apetecíveis para quem não vai resistir a “Vir e Descobrir Oliveira do Hospital”. Para o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, é um filme “divertido, um bom produto em termos cinematográficos e um ótimo instrumento de comunicação do território de Oliveira do Hospital que aposta claramente na divulgação daquelas que são as suas potencialidades”.

O autarca sublinha que se trata de um poderoso instrumento de comunicação e projeção da marca de Oliveira do Hospital e das potencialidades do nosso território, resultado de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Ukbar Filmes. Além de elogiar a iniciativa da produtora Ukbar Filmes ao escolher o concelho de Oliveira do Hospital como cenário para a realização de um dos filmes do projeto “Contado por Mulheres”, José Francisco Rolo aplaude este gesto de descentralização da cultura e da sétima arte, sublinhando ainda a importância que tem o facto de estar em causa um projeto único em Portugal.

Recorde-se que o telefilme “Serpentina” teve uma antestreia, no mês passado, no Centro Comunitário de Lagares da Beira onde contou com casa cheia e marcaram presença a realizadora, Laura Seixas; os argumentistas Rui Vilhena e Vinicius Dias; a produtora Pandora da Cunha Telles, da Ukbar Filmes; e alguns dos atores do elenco do filme: Sónia Balacó; Salvador Nery, Francisco Froes, e Jorge Corrula. Posteriormente a segunda temporada deste projeto foi igualmente apresentada à comunicação social, em Lisboa, onde marcou presença a vereadora da Cultura, Graça Silva.

Como descreve a realizadora Laura Seixas, “Serpentina” segue “o percurso de vários cineastas que tentam fazer um filme e se veem envolvidos numa série de confusões com um gangue, quando tentam financiar o projeto. O público pode esperar uma história que vai intrigar e surpreender pelos momentos de comédia e as reviravoltas quase surreais a que estes personagens são expostos”. Do elenco fazem parte Salvador Nery, Sónia Balacó, Laura Frederico, Joana Pais de Brito, Jorge Corrula, Sisley Dias, André Nunes, Francisco Froes, Eduardo Madeira, Teresa Faria, Luís Lucas.

Os cinco filmes, desta segunda temporada, serão exibidos em horário nobre na RTP 1, e ficam disponíveis na RTP Play