quarta, 01 junho 2022 14:51

EBI da Cordinha celebra Dia da Criança com atividades

O Dia Mundial da Criança foi assinalado na manhã do dia 1 de junho com música, animação e atividades desportivas promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital na Escola EBI da Cordinha, em Ervedal da Beira.

Para celebrar o dia dedicado aos mais novos, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital distribuiu nas escolas kits desportivos e cds com “Canções do Baú”, com melodias infantis tradicionais, que fizeram as crianças dançar e pular e os mais velhos recordar os tempos da infância.

Um dia “inspirador” para o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, a ser assinalado no espaço público e nos espaço da família, “para que cuidemos e para protegermos as nossas crianças, num ambiente de solidariedade, de partilha e também de crescimento harmonioso”.

Comemorar este dia no espaço escolar é para José Francisco Rolo “assinalar o crescimento e a aprendizagem, num local onde devemos ser felizes”, numa escola, como a da Cordinha, “com grande dinamismo e grande vitalidade”.

O programa de atividades organizado pelo município incidiu, este ano, na Escola EBI da Cordinha, em Ervedal da Beira, “preocupado com as questões ainda impostas pela DGS, no âmbito da COVID-19”, referiu a vereadora da Educação, Graça Silva.

“Não podíamos deixar de comemorar esta data junto das crianças, trazendo-lhes momentos de alegria, sonho e fantasia”, salientou.

A diversão e a brincadeira dos mais novos foi pensada pelo município numa dinâmica de dar continuidade às tradições, com temas e canções populares infantis, arranjados e interpretados por técnicos das bibliotecas municipais do concelho e procurando perpetua-los no tempo, “para não deixar esquecidos temas que fazem parte das vivências dos mais velhos e transmitir a importância de que cantar ajuda a melhorar dicção, a falar corretamente e a contagiar de alegria”.

A promoção de um modo de vida ativa e saudável foi outro dos fatores em conta no programa organizado para os mais novos, que ao longo da manhã, no espaço exterior das escola, fizeram jogos de agilidade e coordenação motora, com os materiais oferecidos pelo município, e coreografias infantis.

As atividades dinamizadas na EB1 da Cordinha são igualmente desenvolvidas em todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.