sexta, 23 julho 2021 13:40

“Viver os Rios” proporciona concerto de violinista em cima duma jangada

No próximo domingo, 25 de julho, às 16H30, na zona balnear de Penalva de Alva, o violinista Nuno Santos e os músicos que o acompanham apresentarão o espetáculo “Fado Improvável”, numa jangada tradicional. Esta é mais uma iniciativa realizada no âmbito da candidatura "Viver os Rios", Programação Cultural em Rede, que junta os municípios de Góis, Oliveira do Hospital e Penacova.

"Fado Improvável” é um espetáculo instrumental que tem como objetivo a inovação e divulgação da música portuguesa. A Água, nas suas diferentes formas, é o elemento inspirador sendo o ponto de charneira ao longo de todo o espetáculo. “Fado Improvável” aborda temas do cancioneiro do Fado de Lisboa e de Coimbra, e de alguns dos artistas e grupos musicais portugueses mais prestigiados a nível internacional – Amália Rodrigues, Carlos Paredes, Dulce Pontes, Madredeus, Moonspell, Quarteto 1111, e inclui ainda uma composição original – Fado Improvável.

Também no âmbito do mesmo projeto “Viver os Rios”, dias 23 e 24 de julho, a Praia Fluvial de São Sebastião da Feira recebe uma iniciativa de sensibilização ambiental. Para além de um passeio interpretativo na "Volta do Castelo", onde se ficará a conhecer melhor as árvores que vivem junto ao rio Alva, ao mesmo tempo que se pratica 'plogging' (recolha de lixo à medida que se passeia), e de uma visita à Roda d'Água de São Sebastião da Feira, onde se ficará a aprender qual a sua função, terá também lugar uma recolha de lixo nas margens do rio, onde os participantes são convidados a apanhar os "suspeitos do costume" (papel e plástico).

No primeiro dia a atividade é particularmente dirigida às crianças das CAF das freguesias de São Paio de Gramaços e Nogueira do Cravo, mas no sábado, estas iniciativas de sensibilização ambiental repetem-se e são abertas a todos os interessados que queiram participar bem como os banhistas que se encontrarem a desfrutar da aprazível Praia Fluvial de São Sebastião da Feira.

De referir que estas iniciativas têm também o apoio da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa - no âmbito das ações de educação ambiental promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital.

No plano dos próximos espetáculos no concelho de Oliveira do Hospital destacamos ainda um dos concertos XJazz – Encontros de Jazz Aldeias do Xisto que terá lugar em Aldeia das Dez no próximo dia 31 de julho, às 21H, protagonizado pela compositora, cantora e violoncelista Joana Guerra, acompanhada por Maria do Mar no violino e Carlos Godinho na percussão. O mote para este concerto é a apresentação do novo disco “Chão Vermelho”, sendo um dos pontos fortes desta décima edição do XJazz.