domingo, 09 fevereiro 2014 22:41

Oliveira do Hospital assinala 500 anos de Foral

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar os 500 anos dos Forais Manuelinos do concelho com a dinamização de várias iniciativas, ao longo de todo o ano de 2014. As comemorações iniciaram-se neste domingo, 9 de fevereiro, em Seixo da Beira, no próprio dia em que foi atribuído o foral àquela vila.

Para assinalar a data, realizou-se uma cerimónia comemorativa onde se destacaram um concerto na Igreja Matriz com o Coral de Sant'Ana e a recriação da entrega do foral, que foi lido em voz alta e simbolicamente entregue pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, ao presidente da Junta de Freguesia de Seixo da Beira, Carlos Batista.

A cerimónia prosseguiu com o descerramento de uma placa alusiva à histórica efeméride e a atuação do Rancho Folclórico da Associação Cultural da Freguesia de Seixo da Beira.

Contando com a parceria das Juntas de Freguesia que assinalam os 500 anos de Foral, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital já deu a conhecer, em sessão pública, as principais atividades comemorativas que vão desenrolar-se e que passam pela organização de palestras e exposições; recreação da entrega dos Forais Manuelinos e concertos musicais; criação de um site e publicação de livros; colocação de lápides comemorativas dos 500 anos e de um pendão nas fachadas das igrejas matrizes das localidades.

A estas últimas junta-se também a “criação de um logótipo que será a marca das comemorações dos forais, personalizada às diferentes localidades” como adiantou a vereadora da Cultura, Graça Silva. De registar que as restantes freguesias que não têm foral manuelino e a Câmara Municipal irão utilizar este mesmo logótipo, mas referente ao concelho de Oliveira do Hospital.

Esta será a grande imagem de marca das comemorações e que será igualmente utilizada, através de carimbo, na correspondência a ser trocada ao longo do ano.

O Município pretende envolver toda a comunidade do território concelhio nesta “grande comemoração que promove a identidade e a nossa cultura” e que irá colocar em destaque a época medieval através de várias iniciativas, explicou Graça Silva.

A vereadora da Cultura disse também que a “Câmara Municipal tem enveredado esforços para conseguir as transcrições de todos os forais” e que com a colaboração do Arquivo Nacional da Torre do Tombo foi possível “obter cópias” para que todas as freguesias e união de freguesias também passem a ter a sua carta de foral.

Graça Silva garantiu que “vamos ter atividades diversificadas ao longo de 2014” e “assistir a momentos de muita dignidade” cuja realização terá a colaboração de outros parceiros como o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e a Universidade Sénior.

Com o objetivo de “ter sempre presente, os 500 anos dos forais manuelinos” esta será uma temática que não será esquecida noutros eventos enraizados no concelho, como a Festa do Queijo Serra da Estrela ou o Dramatizando.

Para o vice-presidente da autarquia este é um “convite aos cidadãos de Oliveira do Hospital e de toda a diáspora de Oliveira do Hospital espalhada pela Europa e pelo mundo para que aproveitem este momento de revisitação histórica para redescobrirem Oliveira do Hospital”. Um desafio que é também lançado “às comunidades” das 16 freguesias e união de freguesias envolvidas nestas comemorações para “redescobrir Oliveira do Hospital, a nossa história, a nossa identidade, as nossas raízes profundas e que nesse processo seja envolvida a comunidade, as escolas, o movimento associativo e coletividades”, defendeu José Francisco Rolo.

Constituindo-se as comemorações como um “grande momento de afirmação da identidade” do concelho, para o autarca “é a oportunidade, com o envolvimento de todos em parceria e ao longo dos meses” de atividades, “redescobrir o concelho e o nosso percurso como povo”.

Seixo da Beira foi a primeira localidade a assinalar 500 anos do seu foral manuelino. Seguir-se-ão Oliveira do Hospital (27 de fevereiro); Lagos da Beira (15 de março); Ervedal da Beira e Lagares da Beira (15 de maio); Lourosa, Avô, Nogueira do Cravo, S. Sebastião da Beira (12 de setembro).

Dos doze forais manuelinos, apenas estes nove são de 1514, mas as restantes localidades com carta de foral – Bobadela (1513), Penalva de Alva (1516) e Vila Pouca da Beira (1519) – irão assinalar a efeméride também este ano.