quarta, 20 março 2024 14:38

Festa do Queijo Serra da Estrela com mais de duas centenas de expositores em dois dias

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que decorre nos dias 23 e 24 de março, reúne no Largo Ribeiro do Amaral um leque de expositores e cinco queijarias certificadas do concelho, produtoras de queijo e requeijão Serra da Estrela de Denominação de Origem Protegida.

As queijarias Dos Lobos, Estrela Artesanal, “Ferreira da Estrela”, Queijaria dos Lameiras e Quinta do Cruzeiro do Seixo são os cinco produtores de Queijo Serra da Estrela DOP de Oliveira do Hospital que marcam presença na maior Festa do Queijo de Portugal.

A estes produtores juntam-se outros pastores e queijeiras do concelho, num certame que conta com 226 expositores, de venda de artesanato, gastronomia e produtos endógenos.

O certame, que tem vindo a ser apresentado a nível internacional e nacional ao longo do mês, foi apresentado oficialmente em Oliveira do Hospital no dia 19 de março, num dos espaços de pastoreio da queijaria Dos Logos, em Gramaços.

A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, referiu o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, na apresentação do evento, “é uma festa de celebração dos produtos locais de alta qualidade e das pessoas que teimam em resistir ao mundo rural”.

José Francisco Rolo, acrescentou ainda que “são esperadas mais de 50 mil pessoas” no certame, entre famílias e grupos de visitantes oriundos de todo o país e de Espanha, como os queijos convidados vindos das zonas da Galiza e de León. Já o queijo nacional convidado viaja de Tondela para Oliveira do Hospital.

O programa da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital começa no dia 23, sábado, às 09h30, com uma arruada a percorrer as principais ruas da cidade, pela a Fanfarra Bombeiros Lagares da Beira. A inauguração oficial do certame decorre às 10h30.

Emissões de rádio em direto, com a TSF - Rádio Notícias e a Rádio Boa Nova, concursos e showcooking para crianças, provas sensoriais, animação de rua, música e concertos de baile marcam o dia de sábado.

No domingo, a emissão em direto do programa Somos Portugal, da TVI, o Desfile Etnográfico do Traje, a confeção artesanal ao vivo de Queijo Serra da Estrela e requeijão e de uma pizza gigante com requeijão e doce de abóbora são os grandes destaques do certame.

Paralelamente, o programa desportivo associado à Maior Festa do Queijo Serra da Estrela de Portugal integra, o “Torneio da Amizade”, organizado pela Associação Desportiva OH Sports, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, a terceira edição do Torneio de Padel da Quinta da Lageosa e a 15.ª Maratona BTT Lazer.

O lado solidário e social também está evidente na edição deste ano da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. Na compra de uma pizza com requeijão e doce de abóbora, a Pizzaria L’Artista, presente no espaço do certame, doa uma parte desse valor ao Banco de Recursos de Oliveira do Hospital.

O programa completo da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital pode ser consultado, aqui