terça, 20 fevereiro 2024 14:48

Entrega de compostores à população e freguesias promove sustentabilidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou, no dia 17 de fevereiro, cerca de seis dezenas de compostores domésticos à população residente no concelho e equipamentos de resíduos verdes às Juntas e Uniões de Freguesia, no âmbito do projeto municipal RecolhaBiOH.

O Projeto RecolhaBiOH foi criado pelo Município de Oliveira do Hospital e financiado a cem por cento pelo Fundo Ambiental, num investimento total de 40.550 euros e dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela promoção da sustentabilidade e valorização dos biorresíduos, contribuindo assim para a mudança de hábitos e fomentação de comportamentos mais sustentáveis.

No âmbito desta candidatura, foram adquiridos pela Câmara Municipal um total de 140 compostores domésticos e equipamentos para recolha de resíduos verdes e implementando, assim um projeto-piloto no concelho, colocado à disposição da população gratuitamente, que visa a redução da quantidade de resíduos verdes encaminhados para aterro.

Nesta primeira fase de adesão ao projeto, a Câmara Municipal distribuiu 58 compostores domésticos aos munícipes aderentes e residentes no concelho e 16 contentores para a deposição de resíduos verdes às juntas e uniões de freguesias.

Para a execução do programa proposto, o Município contou com a parceria da organização ambientalista Quercus, levando a efeito cinco ações de formação, sensibilização e de capacitação ministradas aos munícipes, a quem são atribuídos os compostores, e junto da comunidade escolar.

Na entrega dos equipamentos, que decorreu no Parque dos Marmelos, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, salientou a necessidade premente de uma mudança de paradigma relativamente aos hábitos de reciclagem e da valorização dos resíduos em casa, através de processos de compostagem.

Em causa, defende, está “o contributo positivo de cada cidadão para a redução da quantidade de resíduos depositados nos contentores” de resíduos sólidos urbanos, como “passa a ser possível a Câmara Municipal fazer uma melhor gestão dos resíduos encaminhados para aterro e, com isso, diminuir a despesa com este serviço”, que representa “um investimento significativo” da autarquia.

Note-se que os biorresíduos representam cerca de 40 por cento do lixo indiferenciado encaminhado para aterro.

“O Município faz um investimento elevado nesta área para a recolha, encaminhamento e tratamento de resíduos, muito também devido ao aumento das taxas impostas pela União Europeia. O valor desta fatura é muito considerável e tem aumentado anualmente. Já ascende a mais de um milhão de euros”, referiu José Francisco Rolo.

A promoção de medidas que vão ao encontro das obrigações do “Desenvolvimento Sustentável 2030”, designadamente a continuidade da implementação de um conjunto de políticas direcionadas para uma cada vez melhor interiorização das boas práticas ambientais por parte de todos, é um dos desígnios do Município de Oliveira do Hospital.

Na entrega dos compostores, o vice-presidente da Câmara Municipal, responsável pelo pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, Nuno Oliveira, referiu que ao compostar, “cada munícipe está a contribuir para a redução dos resíduos orgânicos encaminhados para aterro e, numa perspetiva ainda mais positiva, a produzir um fertilizante natural de excelente qualidade, valorizando assim os biorresíduos com a reintrodução da sua matéria orgânica no solo”.

Com isto, “estamos todos a contribuir para uma melhor preservação e qualidade de vida ambiental, mas que dependerá também sempre de um verdadeiro sentido de responsabilidade e de levar à prática ações diárias mais sustentáveis”.

Neste contexto de política ambiental, o Município de Oliveira do Hospital tem promovido projetos que visam contribuir para a valorização do meio ambiente e para a promoção de uma sustentabilidade mais racional e eficiente na utilização dos recursos, traduzindo-se, na realidade, em modelos de conduta, também eles, mais sustentáveis.

“A aposta numa melhor educação para um desenvolvimento mais sustentável, procurando dotar os cidadãos de maiores competências ambientais são alguns desses desígnios, só possíveis com uma cidadania participativa e apelando sempre à responsabilização de todos, como forma de salvaguarda do futuro das nossas gerações”, acrescentou Nuno Oliveira.

O Projeto RecolhaBiOH tem já a decorrer a segunda fase de candidaturas para a atribuição de compostores domésticos. São contemplados residentes no concelho de Oliveira do Hospital que disponham de condições físicas - logradouro, jardim, quintal – para a devida instalação do equipamento e mediante inscrição no site https://ambienteoh.pt/.