quarta, 31 janeiro 2024 09:44

Oliveira do Hospital recebeu "melhor edição de sempre" dos Jogos ANDDI

Mais de meio milhar de atletas de oito modalidades participaram nos dias 26 e 27 de janeiro, em Oliveira do Hospital, nos Jogos de Inverno ANDDI, de promoção da inclusão e integração social de pessoas e grupos sociais através da prática desportiva.

O evento organizado pela Associação ANDDI Portugal decorreu este ano em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a ARCIAL - Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital e teve as presenças do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e do embaixador do evento, o do Embaixador de Portugal na Finlândia, Francisco Vaz Patto.

Nos dois dias da competição, o desporto adaptado nas modalidades de Basket 3x3, Boccia Di, Caminhada, Futsal, ParaHóquei, Polybat, Remo Indoor e Ténis de Mesa foi praticado por representantes de 40 instituições de todo o país.

Para o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, a realização dos Jogos de Inverno ANDDI em Oliveira do Hospital, num Município reconhecido por ser Amigo do Desporto “reforça a política desportiva municipal de promover o desporto para todos”.

“É motivo de orgulho contribuir para fomentar a inclusão e a solidariedade com a realização em Oliveira do Hospital de um evento multidesportivo que pelas características é uma das mais importantes iniciativas desportivas realizadas no concelho”.

José Francisco Rolo evidencia ainda o papel das instituições “que se mobilizaram para promover a inclusão através do desporto, num evento que percorre o país e uma parte do país que fica, muitas vezes, afastada dos grandes eventos”.

As metas da ANDDI, refere o vereador do Desporto da Câmara Municipal, Nuno Ribeiro, “encaixam na perfeição” nas metas do Município de Oliveira do Hospital, enquanto “contribuem para o desporto para todos e valorizam a inclusão através do desporto”.

“É, por isso, uma honra, ter recebido esta iniciativa multidesportiva”, afirma Nuno Ribeiro, num Município que “ostenta com orgulho” a Bandeira de Município Amigo do Desporto e que “acredita na importância do desporto enquanto instrumento fundamental para a promoção dos hábitos de vida saudáveis, para a elevação da qualidade de vida e para a
integração e coesão social e para o desenvolvimento da economia e do capital humano”.

O sucesso da realização destes Jogos de Inverno, acrescenta Nuno Ribeiro, “só foi possível graças aos envolvidos”, pelo que, ressalva, é imperativo o agradecimento à ANDDI, à Arcial e aos parceiros e apoiantes locais que contribuíram para esta realidade.

“Pela confiança, pela excelência do trabalho em prol do desporto para todos, pela excelência do trabalho na promoção dos valores associados, pelo empenho e pela disponibilidade. Estamos certos de que deixamos memórias positivas nos protagonistas deste evento que nos visitaram”.

Outro dos objetivos superados, acrescenta Nuno Ribeiro, foi “o facto de se ter mostrado que o desporto tem o mérito de dar visibilidade às capacidades dos indivíduos, e não às suas dificuldades”.

A concretização dos Jogos de Inverno em Oliveira do Hospital nasceu de um repto lançado pela ARCIAL, que todos os anos participa em iniciativas do quadro competitivo da ANDDI. O palco da competição, organizada desde 2018, já passou por Bragança, Guarda, Castro Daire e Tondela.

Segundo o responsável pela ANDDI Portugal, José Costa Pereira, há dois anos que esta edição vinha a ser preparada e “tem fortes probabilidades de vir a ser a melhor edição de sempre”, em quantidade de participantes como ao nível de organização.

Os 5.ºs Jogos de Inverno ANDDI decorreram em vários locais da cidade e do concelho de Oliveira do Hospital. A competição passou pelo Pavilhão da Escola Secundária e Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, pelo Pavilhão da EBI da Cordinha e pelo Pavilhão Serafim Marques, em São Paio de Gramaços.

O programa integrou ainda uma caminhada organizada pela ARCIAL que percorreu as ruas e zonas limítrofes de Oliveira do Hospital e teve a participação da comunidade local.