terça, 05 dezembro 2023 09:10

Escolas celebram Floresta Autóctone

A floresta autóctone, cuja importância é assinalada no dia 23 de novembro, foi celebrada em Oliveira do Hospital com um conjunto de iniciativas promovidas junto dos alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e IPSSs de Oliveira do Hospital, no âmbito da atividade municipal “Semear para Crescer”.

Durante a última semana, que lembrou, igualmente, o Dia da Bolota, assinalado a 10 de novembro, o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, visitou estabelecimentos de ensino com o objetivo de despertar a consciência ambiental dos mais novos e de alertar para a importância de semear o futuro, em concreto no que diz respeito à floresta da região.

Para o presidente da Câmara Municipal, “`Semear para Crescer´ não ensina apenas sobre valorização do espaço florestal” como, “é um investimento na formação dos alunos” do pré-escolar, na área da educação ambiental e na sensibilização para o ciclo de vida das árvores, desde a sementeira.

“É educação para a preservação da floresta e para a conservação e valorização da biodiversidade”, acrescenta José Franciso Rolo, numa altura do ano que é propícia à plantação de árvores nativas em Portugal, quando é expectável que os solos estejam mais húmidos.

A Câmara Municipal “tem desenvolvido uma forte aposta” no reforçar da presença deste tipo de flora no concelho e, todos anos, “faz questão” de promover ações de âmbito ambiental sobre a importância da conservação das florestas, em especial da floresta de Oliveira do Hospital, junto da sociedade civil.

“É fundamental fomentar o sentido e a memória da importância de preservar e construir o nosso território natural. E fazer deste território um espaço de conservação. O nosso património natural faz parte da nossa identidade, da identidade de Oliveira do Hospital”.

O projeto de educação ambiental e florestal “Semear para Crescer”, contempla a sementeira de bolotas – sobreiro, carvalho e azinheira. É desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital desde 2014, com o apoio dos Serviços Educativos, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal e do Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito dos objetivos da Agenda 21 Local, e integra o plano de atividades do ECO XXI, com a colaboração da Rede Social Concelhia, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A ação deste ano chegou a mais de três centenas de alunos das escolas de Alvoco das Várzeas, Bobadela, Fundação Aurélio Amaro Dinis, Largo da Feira, Lourosa, Nogueira do Cravo, Obra de Dona Josefina da Fonseca, Oliveira do Hospital, Penalva de Alva, São Paio de Gramaços.

As crianças e as famílias foram convidadas a fazer previamente a recolha das sementes nos espaços naturais envolventes das escolas e em florestas e parques, de forma a terem maior contacto com o meio envolvente.

Em contexto de sala de aula foi feita a analogia entre o ciclo de vida de uma criança com o ciclo de vida de uma bolota, mostrando, assim, aos mais novos que também a bolota é “um ser vivo” com um ciclo de vida.

O Município de Oliveira do Hospital convida toda a comunidade a contribuir para a floresta autóctone do concelho. Estas espécies, não só exigem menos manutenção como apresentam maior resistência às alterações climáticas. Constituem-se, também, como excelentes espaços para fruição da natureza.