quinta, 30 novembro 2023 12:29

“Oliveira do Hospital… Concelho Natal” com programação até janeiro

O Natal chega a Oliveira do Hospital no dia 30 de novembro, com o momento simbólico de ligação da iluminação da cidade, às 18h00, no Largo Ribeiro do Amaral, e uma vasta programação com atividades a decorrer até janeiro.

Animação de rua, pista de gelo, carrosséis, exposições, música em ciclo pelas igrejas, mercado com venda de produtos locais de qualidade, exposições e a tradicional Rota dos Presépios e Cepos pelas aldeias e vilas das freguesias marcam a programação do Natal de 2023 em Oliveira do Hospital.

O programa organizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em colaboração com a ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, denominado de “Oliveira do Hospital… Concelho Natal”, integra ainda atividades desportivas, curtas-metragens, um concurso de montras do comércio tradicional, Natal Sénior das IPSSs e visitas surpresa do Pai Natal.

O mote para o início da quadra natalícia é dado no dia 30, às 18h00, no Largo Encantado, no Largo Ribeiro do Amaral, com a cerimónia de ligação da iluminação pública, precedido, às 18h30, por um momento musical pelo Coral InfantoJuvenil Sant’Ana e pelo Coral da FAAD.

Dia 8 de dezembro, às 10h30, o Largo Encantado abre as portas da Pista de Gelo, com a participação do grupo de Patinagem Artísticas OH Sports. Pelas 11h30, o Pai Natal faz a sua primeira visita surpresa a Oliveira do Hospital.

Dia 9 de dezembro, o Natal no Mercado arranca com o Mercado Da Nossa Terra especial de Natal – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional, no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital.

O Natal no Mercado volta a repetir-se nos dias 23, 24 e 30 de dezembro, com venda de produtos, mostras gastronómicas e atuações musicais.

Na Biblioteca Encantada, no espaço da Biblioteca Municipal, os Serviços Educativos da Câmara Municipal apresentam nos dias 12, 13, 14 e 15 e nos dias 18, 19 e 20, às 10h30 e às 14h30, a história “Tudo o que preciso para o Natal”.

O Clube de Leitura Especial de Natal, aberto à participação de toda a comunidade, decorre no dia 13, às 18h00. Este dia também é dedicado à “Oficina Macramé de Natal”, na Biblioteca Municipal. A participação nesta oficina carece de inscrição e tem um custo de 7,5 euros, com materiais incluídos.

A atividade desportiva incluída no programa de Natal do Município de Oliveira do Hospital, com o mOHve Te Natal Fitness, decorre no dia 14 de dezembro, às 20h30, no Mercado Municipal, e no dia 18, às 20h30, com a Caminhada do Pai Natal.

“Bolachinhas de Natal” é o tema da Oficina de Culinária Infantil, no dia 16 de dezembro, às 15h00, na Biblioteca Municipal. A participação nesta atividade carece de inscrição e tem um custo de participação de 6 euros.

Nos dias 16 e 17 o Pai Natal sai à rua, entre as 10h30 e as 11h30 e as 15h30 e as 16h30. As aparições surpresa repetem-se nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, ao longo do dia.

“O Dia Mais Curto – A Grande Festa da Curta-Metragem” – Novas Curtas Portuguesas, estão em destaque na Biblioteca Encantada, no dia 20, às 10h30, e no dia 21 de dezembro, às 10h00 e às 11h00.

No dia 20, às 18h00, a Biblioteca Encantada dá palco a mais uma oficina de culinária, “Doces de Natal”, com o chef José Dias. A participação nesta atividade carece de inscrição prévia e tem o valor de 6 euros.

A programação de Natal em Oliveira do Hospital inclui ainda o “Ciclo pelas Igrejas”, com concertos nas capelas e nas igrejas de todo o concelho, de 3 de dezembro a 15 de janeiro. São cerca de 230 músicos e interpretes, divididos por nove grupos culturais, entre duos, orquestras, filarmónicas, tunas e grupos de cantares a capella.

De participação gratuita e dirigida a toda a família, “Oliveira do Hospital… Concelho Natal” integra eventos culturais e de lazer, enquanto constituintes de promoção do comércio e da atividade local. Acompanhe a programação na página do Facebook do Município de Oliveira do Hospital.