terça, 28 novembro 2023 17:02

Oliveira do Hospital renova galardão de "Município Amigo do Desporto"

O Município de Oliveira do Hospital recebeu, pelo quarto ano consecutivo, a distinção de “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, pelas boas práticas adotadas na promoção do desporto e da atividade física.

O galardão, atribuído pela Plataforma Cidade Social, foi entregue ao vereador do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, esta segunda-feira, numa cerimónia realizada em Felgueiras.

Nuno Ribeiro salienta que esta “não é apenas uma distinção da Câmara Municipal” pelas políticas de desporto implementadas. “É o reconhecimento de todos os agentes desportivos e de todo o trabalho associativo que é desenvolvido e que contribui ativamente na promoção e na dinamização da pratica desportiva” em Oliveira do Hospital.

O Galardão de "Município Amigo do Desporto" é um reconhecimento público de excelência, atribuído aos municípios pelas práticas adotadas e desenvolvidas na promoção do desporto e da atividade física.

Este reconhecimento destacou, uma vez mais, o compromisso assumido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em proporcionar oportunidades de atividade física e desportiva à sua comunidade, promovendo e potenciando, assim, um estilo de vida ativo e saudável.

Desde 2020 que o Município de Oliveira do Hospital ostenta a bandeira “Município Amigo do Desporto” e, ao abrigo deste programa, tem recebido sucessivos reconhecimentos públicos pelas boas práticas implementadas nas áreas do desporto.

O programa “Município Amigo do Desporto” constitui uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de “benchmarking” e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo, como nos resultados obtidos.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital assume a missão de intervir no desenvolvimento social, educativo e recreativo do concelho, de forma integrada, através do desporto, concretamente em eventos e nos programas que concretiza, nomeadamente os programas “mOHve-te” e “mOHve te a Nadar”.

Esta missão está atestada e consta já em livros editados ao abrigo do programa Município Amigo do Desporto, onde estão explanados os contributos e boas práticas para um “Envelhecimento Ativo Saudável”, nomeadamente através dos projetos “Boccia Sénior - Mova-se pela vida” e “CLDS + Vida”.

De igual modo, o Município de Oliveira do Hospital foi também já reconhecido pela Plataforma Cidade Social como um dos concelhos recomendados para a prática desportiva outdoor. Para este reconhecimento - “Oportunidades de prática OUTDOOR - Recomendado” - foram preponderantes as oportunidades de prática desportiva outdoor que o Município tem à disposição dos praticantes de atividade física, no que respeita aos espaços naturais e artificiais exteriores existentes.

Dando continuidade à política de promoção, inclusão e de desenvolvimento de boas práticas na área do desporto, o Município de Oliveira do Hospital recebe, no início do próximo ano, a quinta edição dos Jogos de Inverno – ANDDI, numa parceria com a Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual.