terça, 28 novembro 2023 15:02

Capacidade de captação de verbas e de financiamento enaltecida

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, e o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, formalizaram, esta manhã, o contrato-programa que vai permitir a reabilitação de um espaço de lazer e de recreio em Chão Sobral, Aldeia das Dez.

No ato, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, e que envolve no procedimento a DGAL - Direção-Geral das Autarquia Locais e a CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e a União Progressiva de Chão Sobral, o secretário de Estado Carlos Miguel salientou e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal na captação de verbas e de financiamento para a execução de obras em Oliveira do Hospital.

Recorde-se que a Câmara Municipal tem atualmente a decorrer contratos-programa para a execução da reabilitação do Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis de Oliveira do Hospital, requalificação dos balneários do Estádio Municipal e para a reparação dos danos provocados pelas intempéries ocorridas nos meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 em Oliveira do Hospital.

Estes três contratos-programa acumulam um valor global de 3 707 266, 61 euros, cujos financiamentos ascendem a mais de dois milhões e quatrocentos mil euros.

“Estou impressionado com os contratos-programa aqui anunciados. Deve ser um caso único no país”, declarou Carlos Miguel, acrescentando que “a celebração de contratos-programa significa uma coisa que é muito clara: há um ativismo muito eficiente, uma grande dinâmica e uma enorme capacidade de ir à luta”.

Para o presidente da Câmara Municipal “é prática habitual do Município estar atento às oportunidades que o governo tem criado”, com programas ajustados às realidades das autarquias e através do recurso a fundo comunitários, “que temos usado para modernizar” Oliveira do Hospital.

“Somos o terceiro Município da Região de Coimbra com mais verbas captadas no âmbito do PRR. Estamos atentos ao desafio de nos reinventarmos e de inovarmos no exercício das nossas competências. Isto tem permitido alavancar projetos. Um euro entregue a esta autarquia é um euro executado”, afirmou José Francisco Rolo.

Este resultados são, para o presidente da autarquia, fruto de “uma ligação dialogante e construtiva com o governo” e uma amostra “assinalável” do desempenho e da capacidade de captação de fundos por parte da Câmara Municipal.

A reabilitação do espaço de recreio e lazer da União Progressiva de Chão Sobral, em Aldeia das Dez, cujo financiamento no contrato-programa para execução da obra é superior a oito mil euros, é, para os dois governantes, “um espelho” da importância dada pelo Governo ao movimento associativo.

“Sabemos que as associações ou se adaptam aos novos tempos ou deixam de ter condições para receber pessoas. Mas o governo não parte para estar respostas sem ter um parceiro. A parceria entre o governo e esta Câmara Municipal e esta Junta de Freguesia é fundamental e determinante neste processo”, declara o secretário de Estado Carlos Miguel.

Chão Sobral “é uma localidade viva e cheia de gente concretizadora. Temos na União Progressiva gente jovem que faz um trabalho de excelência e de referência na dinamização da aldeia”, refere José Francisco Rolo, rematando que “também é esta vontade de fazer que temos de preservar. Se o Governo deixar, vai ser possível deixar marcas fortes” em Oliveira do Hospital.