terça, 21 novembro 2023 11:25

"mOHve te a Nadar" promove adaptação de crianças ao meio aquático

Arrancou no dia 20 de novembro a segunda edição do Programa Municipal de Adaptação ao Meio Aquático, “mOHve Te a Nadar”, com aulas de natação dirigidas aos alunos do pré-escolar da rede de escolas públicas do concelho, a decorrer semanalmente nas instalações do Complexo das Piscinas Municipais.

O “mOHve te a Nadar” é uma iniciativa da Câmara Municipal, dinamizada pelos pelouros da Educação e do Desporto, chega a mais de duas centenas e meia de crianças do concelho e Oliveira do Hospital e promove a adaptação ao meio aquático a adoção de um estilo de vida saudável, através de hábitos de práticas desportivas desde cedo.

As aulas, inseridas Programa Municipal de Adaptação ao Meio Aquático começaram no dia 19 de novembro, com um grupo de alunos do Ensino Pré-Escolar de Escola da Cordinha, em Ervedal da Beira, e de escolas de Seixas e Seixo da Beira.

O momento foi acompanhado pelos vereadores da Câmara Municipal, com os pelouros da Educação, Graça Brito, e do Desporto, Nuno Ribeiro, e pelo diretor-adjunto do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e responsável pelo ensino pré-escolar, Artur Abreu.

O programa “mOHve te a Nadar” é dirigido a todas as crianças do Pré-Escolar que frequentam os estabelecimentos escolares da rede pública do concelho, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.

Criado em 2022 pelo Município de Oliveira do Hospital, reconhecido enquanto Município Amigo do Desporto, segundo o vereador Nuno Ribeiro, este programa “pretende dar continuidade à premissa do Município, de valorização do exercício físico, nomeadamente a prática de natação, e de promoção do desporto como um dos principais objetivos de uma vida ativa saudável”.

Por outro lado, contribui para “a melhoria da coordenação motora geral, o bom desenvolvimento físico como elemento contributivo e colaborativo do aumento da auto estima, a melhoria das relações interpessoais e a recuperação e a prevenção de doenças”.

Dinamizado semanalmente, às segundas-feiras de manhã, até ao final do ano letivo, com grupos que podem ir até duas dezenas de crianças por aula, para a vereadora Graça Brito, “promover este tipo de oferta às crianças do concelho em idade escolar é apostar em novas dinâmicas educativas e contribuir de forma significativa para uma aprendizagem organizada”.

A educação por meio da natação, refere Graça Brito, “é muito mais do que ensinar a nadar. É, fundamentalmente, contribuir para o despertar do interesse das crianças e desafiar os encarregados de educação para a prática desportiva, nomeadamente no meio aquático”.

É também contribuir para a segurança destes alunos, “na medida em que previne afogamentos. E é proporcionar aprendizagens diversas e a níveis cognitivos, sociais e intelectuais”.

À semelhança do ano passado, as aulas são monitorizadas pelo Gabinete de Desporto da Câmara Municipal e o transporte entre os estabelecimentos de ensino e o Complexo das Piscinas Municipal assegurado pelo Município, com a colaboração dos docentes e dos respetivos auxiliares de ação educativa do respetivo nível de ensino no acompanhamento das crianças.

O “mOHve te a Nadar” é uma valência do “Programa mOHve te”, iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, criada em 2014, e dinamizada pelo pelouro do Desporto, com o objetivo de incentivar os Oliveirenses para a adoção de hábitos de vida saudáveis e para o fomento da prática desportiva.

Desde então, as inúmeras iniciativas dinamizadas ao longo dos anos têm ganho cada vez mais o envolvimento da comunidade e uma participação ativa da população, assente na máxima “Pratique Desporto. Viva Melhor!”