terça, 14 novembro 2023 15:38

Sustentabilidade, boas práticas e enogastronomia em destaque na capacitação turística do concelho

A sustentabilidade e as boas práticas no setor do Turismo e a temática da enogastronomia estão em destaque nas próximas ações do programa municipal de capacitação turística, a decorrer nos dias 20, 21, 23 e 27 de novembro em Oliveira do Hospital.

“Investimentos, Programas de Sustentabilidade e Boas Práticas no Setor do Turismo” é o mote da próxima ação do Programa de Capacitação Turística do Município de Oliveira do Hospital, uma medida implementada pela autarquia que visa apoiar e dotar, de forma mais próxima, empreendedores e colaboradores do setor do turismo na “arte da hospitalidade”.

A atividade decorre no dia 20 de novembro, às 15h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal, e tem como oradores Gonçalo Gomes e Viriato Dias, do Turismo Centro de Portugal.

Nesta ação são dados contributos para um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente, com vista a fomentar e a valorizar o território e a qualificar as pessoas e contributos para a coesão territorial e social, assim como para a criação e o desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores e diferenciadores.

“Enogastronomia – Harmonizações Perfeitas” é a formação seguinte, a decorrer nos dias 21 e 23 nas instalações do Museu do Azeite, em Bobadela, e no dia 27, na Quinta dos Lobos, em Gramaços.

Esta formação, ministrada pelo enólogo Paulo Pechorro, tem como objetivo conhecer as diferentes tipologias de vinho, os princípios de harmonização gastronómica e explorar a harmonização entre vinhos e iguarias.

A obtenção de certificado em “Enogastronomia – Harmonizações Perfeitas” está sujeita a a presença mínima na formação de noventa por cento, participação ativa na mesa e à realização das atividades propostas.

A participação nas ações do programa de Capacitação Turística do Município de Oliveira do Hospital é gratuita, mediante inscrição obrigatória, presencialmente no Posto de Turismo, situado na Biblioteca Municipal, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 238 605 250.

Para a formação “Enogastronomia – Harmonizações Perfeitas”, a inscrição pode também ser feita online, na plataforma Academia Digital do Turismo de Portugal, aqui.

O Programa de Capacitação Turística de Oliveira do Hospital, lançado recentemente pela Câmara Municipal, e a decorrer até julho de 2024, pretende fazer face às necessidades locais e é aplicável à diversidade das empresas do setor do turismo no concelho.

Enquanto instrumento de captação de talento, através da qualificação de pessoas, é dirigido a profissionais do Turismo de Oliveira do Hospital e a pessoas de outros setores profissionais e pessoas em regime de desemprego que pretendam ingressar na área. As formações são ministradas por profissionais da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Mais informações sobre o “Programa de Capacitação Turística” de Oliveira do Hospital podem ser conseguidas através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através das redes sociais, Facebook e Instagram, do Município de Oliveira do Hospital e do Turismo de Oliveira do Hospital.