sexta, 10 novembro 2023 16:10

Oliveira do Hospital renova Galardão ECO XXI com a melhor pontuação de sempre e é o 2.º melhor na Região de Coimbra

O Município de Oliveira do Hospital foi galardoado, esta semana, com a Bandeira Verde ECOXXI 2023, atribuída pela ABAAE - Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que reconhece publicamente a adoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável através da concretização de medidas, ações e políticas a nível municipal.

Naquela que foi a edição mais participada de sempre e a que teve o maior número de galardões atribuídos, o Município de Oliveira do Hospital obteve também a melhor pontuação de sempre, com 76% de concretização em termos dos objetivos propostos, sendo o 2.º município melhor posicionado da CIM Região de Coimbra.

O Galardão ECOXXI, programa ao qual a autarquia oliveirense se submete a apreciação há uma década, foi entregue ao vice-presidente e vereador com o pelouro Ambiente e Sustentabilidade, Nuno Oliveira, durante a cerimónia que decorreu em Oeiras.

Este resultado alcançado vai permitir ao Município hastear novamente a Bandeira Verde ECOXXI, a qual reflete a supra valorização de um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável, alicerçados em dois pilares: “Educação no Sentido da Sustentabilidade” e “Qualidade Ambiental”, como assinala o vice-presidente, Nuno Oliveira.

Com critérios cada vez mais exigentes para a atribuição dos galardões, Oliveira do Hospital destacou-se também em vários indicadores do Top+ nacional da ABAAE.

Para o vice-presidente do município e responsável pelo pelouro do Ambiente e da Sustentabilidade, Nuno Oliveira, “é este mais um momento de congratulação e de reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver nestas áreas e que, ao mesmo tempo, nos incentiva e obriga a fazer mais e melhor em prol da defesa do nosso meio ambiente e dum desenvolvimento mais sustentável. Mas, para isso, todos sem exceção, do cidadão comum às empresas e instituições, temos de assumir as nossas responsabilidades e contribuir num contexto prático para um melhor bem-estar social, para uma melhor qualidade de vida”.

“Salvaguardarmos o futuro das nossas crianças e jovens, é correspondermos positiva e ativamente no presente. Um compromisso que deverá ser de e para todos”, sustenta o autarca.

O Programa ECOXXI, implementado pela agora designada Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), é composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, e pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Florestas, Ar; Água; Energia; Resíduos; Combate às Alterações Climáticas; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.