terça, 19 setembro 2023 16:46

Programa de apoio aos apicultores com prazo alargado até 30 de setembro

O Município de Oliveira do Hospital vai conceder um novo prazo para apresentação de candidaturas ao Programa de Apoio aos Apicultores, que consiste na atribuição de alimentação para as colmeias e armadilhas para captura da vespa asiática.

Assim, os apicultores residentes e com atividade apícola no município de Oliveira do Hospital, que não se candidataram dentro do prazo inicialmente estipulado – as candidaturas decorreram entre 28 de julho e 31 de agosto de 2023 –, poderão ainda fazê-lo até 30 de Setembro.

O pedido de apoio deverá ser efetuado através da página do Município – AQUI e remetido para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. – ou presencialmente no Balcão Único.

A candidatura tem de ser obrigatoriamente instruída com documento comprovativo de residência no Município de Oliveira do Hospital e o registo de atividade apícola no Ministério da Agricultura.

Consciente da importância das abelhas no ecossistema, o Município de Oliveira do Hospital tem estado muito atento aos problemas que os apicultores enfrentam, como a escassez de alimento que se verifica em determinadas alturas, em virtude das alterações climáticas que afetam a normal regeneração da flora.

Atividade económica ancestral, a apicultura assume relevância no contexto da agricultura sustentável, e como sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, é importante que estes apoios cheguem a todos os apicultores que deles necessitam. “Não queremos deixar ninguém para trás”, observa.

Note-se que este Programa de Apoio aos Apicultores é mais um contributo e investimento da autarquia para fomentar uma importante atividade económica com relevo e história no nosso município, contribuindo não só para estimular a produção de mel, mas também para reforçar o papel que as abelhas têm na manutenção da biodiversidade e polinização de culturas, sobretudo em meio rural.

Por outro lado, torna-se necessário incentivar o combate à vespa asiática, uma espécie invasora com elevado poder destrutivo das colmeias. Nos últimos anos, o Município de Oliveira do Hospital tem mantido uma campanha ativa de sensibilização junto da população para comunicação de avistamentos bem como de combate, instalação de armadilhas e destruição de ninhos desta invasora procurando assim diminuir o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das nossas populações e da nossa atividade apícola.

Nesse sentido, vão também ser distribuídas armadilhas para a captura da vespa asiática aos apicultores que apresentarem a sua candidatura a este programa.

Toda a informação disponível AQUI