terça, 19 setembro 2023 13:32

Semana Europeia da Mobilidade é assinalada com várias iniciativas no Município de Oliveira do Hospital

Simulação das diferenças entre utilização de um autocarro com 60 passageiros e 60 passageiros no seu veículo individual. Simulação das diferenças entre utilização de um autocarro com 60 passageiros e 60 passageiros no seu veículo individual.

O Município de Oliveira do Hospital aderiu, pelo quinto ano consecutivo, à iniciativa Semana Europeia da Mobilidade que se encontra a decorrer entre 16 e 22 de setembro, e que este ano tem a “Eficiência Energética” como tema central para a realização de ações. Uma maior eficiência energética resulta numa redução de emissões e no que toca à mobilidade podemos contribuir para a poupança de energia, através de uma mobilidade mais ativa; optar por uma condução mais sustentável; e, sempre que possível, reduzir as necessidades de transporte.

Além da aposta na sensibilização da população através da difusão de mensagens sobre mobilidade sustentável, a autarquia promove ações dirigidas à população em geral e também ao público escolar, procurando envolver todas as pessoas desafiando-as a optar por uma mobilidade sustentável.

Foi o que aconteceu, esta manhã (19 de setembro), no Largo Ribeiro do Amaral onde foi promovida uma simulação de um autocarro com 60 passageiros e 60 passageiros no seu veículo individual. O objetivo foi demonstrar as diferenças entre as opções da utilização do transporte escolar coletivo e do veículo individual no que respeita ao descongestionamento de trânsito, à ocupação de menor espaço na rede rodoviária e na cidade, e à diminuição da poluição sonora e da emissão de gases nocivos.

Uma iniciativa que pretende contribuir para a mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular. Seguiu-se uma caminhada sob o lema “Combina e mOHve-te” com a participação do público escolar e demais munícipes que se associaram.

“Pedala em segurança” é o nome da iniciativa que será dinamizada na quinta-feira, 21 de setembro, no Parque do Mandanelho, onde será instalada uma pista de obstáculos com a devida sinalética como forma de promover conceitos e regras básicas de segurança rodoviária. Em simultâneo, entre as 9H30 e as 16H30, decorrerão outras atividades de animação dirigidas às crianças bem como de iniciação à bicicleta.

Atividades que continuarão disponíveis no dia seguinte, 22 de setembro, com o pulmão verde da cidade a acolher também uma exposição de veículos elétricos e híbridos que tem o envolvimento e colaboração de empresários e concessionários locais. É aberta ao público em geral havendo possibilidade de realização de test drive numa das viaturas, mediante a disponibilidade.

É nesta data que o Município de Oliveira do Hospital termina este evento de escala local e europeia com a promoção do Dia Europeu Sem Carros, através do encerramento ao trânsito de uma rua na cidade, alinhada com o lema “Na cidade, sem o meu carro!”.

Oliveira do Hospital é um dos 115 municípios portugueses que participam neste evento de escala local e europeia, que conta com mais de 2600 cidades inscritas até à data, dedicado à mobilidade sustentável e que visa facilitar um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular.

A Semana Europeia da Mobilidade tem como objetivos encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável; consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte tem na qualidade do ambiente; proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes coletivos, entre outros.

Veja algumas imagens na galeria e nas redes sociais do Município de Oliveira do Hospital.