quinta, 14 setembro 2023 14:27

Município de Oliveira do Hospital aposta na colocação de desfibrilhadores nos espaços municipais

Foram colocados, esta semana, dois dispositivos no âmbito do Programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) que o Município de Oliveira do Hospital decidiu implementar localmente. Os dois dispositivos, licenciados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), foram instalados no Pavilhão Desportivo Municipal e nas Piscinas Municipais que ficam a partir de agora dotados com estes importantes equipamentos, sendo que também o Estádio Municipal de Oliveira do Hospital já dispõe do desfibrilhador, por iniciativa do Futebol Clube de Oliveira do Hospital, clube que utiliza aquele equipamento desportivo.

Recorde-se que no âmbito da implementação deste programa, e para uma utilização correta dos equipamentos, a autarquia promoveu ações de formação em Suporte Básico de Vida dirigidas a doze funcionários da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de forma a adquirirem o conhecimento e as competências necessárias para o auxílio a pessoas em paragem cardiorrespiratória com recurso a um DAE.

A implementação deste programa, um investimento do Município de Oliveira do Hospital na proteção e segurança das pessoas, contribuirá para salvar vidas e para criar condições que reforcem a cadeia de sobrevivência. A autarquia, no âmbito da sua responsabilidade social, pretende ter equipamentos e recursos humanos habilitados, reconhecendo a importância da utilização destes equipamentos no aumento significativo da probabilidade de sobrevivência das vítimas de fibrilhação ventricular, com uma maior proximidade e rapidez na resposta às vítimas de paragem cardiorrespiratória.

Como refere o vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, a autarquia de Oliveira do Hospital, atenta à proteção e segurança dos cidadãos, assume um papel central na promoção da saúde da comunidade, posicionando-se como entidade parceira do INEM no compromisso de salvar vidas. A dotação destes equipamentos municipais, de acesso público, com os desfibrilhadores é mais um passo neste desígnio, na expetativa de que a sua utilização nunca venha a ser necessária, como nota o vereador Nuno Ribeiro.