segunda, 04 setembro 2023 16:56

Tília centenária em Oliveira do Hospital não resistiu a intempérie

O Município de Oliveira do Hospital ficou mais pobre, na noite de 2 de setembro, com o desaparecimento daquela que era considerada como a Tília mais antiga de Portugal.

A queda desta árvore icónica, no adro da Capela dos Ferreiros, em Oliveira do Hospital, que ocorreu por volta das 21H00, em consequência de uma intempérie, representa de facto uma grande perda para o Município de Oliveira do Hospital e para os Oliveirenses. Não foram registados danos pessoais nem patrimoniais nos edifícios envolventes.

A Proteção Civil Municipal foi responsável pelos trabalhos de remoção da centenária Tília do adro da Capela dos Ferreiros, que ficaram concluídos a meio da tarde de segunda-feira, 4 de setembro.

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, lamenta a perda desta árvore, simbólica em Oliveira do Hospital e que faz parte da paisagem urbana e da identidade da cidade, e regista a ausência de danos na Capela dos Ferreiros (Monumento Nacional) e na Igreja Matriz bem como o facto de ninguém se encontrar no local, à hora do incidente.

O Município procurará encontrar a melhor solução para o largo onde a centenária Tília se encontrava, junto ao monumento nacional, espaço que integra o lote onde estão a decorrer as obras de requalificação do Centro Histórico de Oliveira do Hospital.