quinta, 07 setembro 2023 08:59

Espaços de Apoio às Famílias abriram portas aos alunos do pré-escolar e 1.º CEB na rede pública de ensino

O ano letivo 2023/2024 arrancou esta segunda-feira, 4 de setembro, com a abertura dos espaços da AAAF – Atividades de Animação e Apoio à Família e da CAF – Componente de Apoio à Família que são da tutela da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º CEB da rede pública de ensino, respetivamente.

No primeiro dia, foram acolhidas pelos funcionários da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, auxiliares de ação educativa, cerca de 30 crianças na CAF de Oliveira do Hospital e 165 crianças em idade pré-escolar nos diversos Jardins de Infância do concelho; a que se somam as três dezenas de crianças que se encontram a frequentar, durante esta primeira semana de setembro, o programa “Escola Feliz”. Números que aumentarão gradualmente, tendo em conta o número de inscrições nestas valências, até ao início das atividades letivas no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, agendado para o dia 15 de setembro.

Durante estes dias, as crianças inscritas na AAAF e na CAF para o ano letivo 2023/2024 nos estabelecimentos de ensino da rede pública são acompanhadas pelos funcionários da autarquia, responsáveis pelo desenvolvimento de atividades e apoio no serviço de refeições ao almoço, e que são peça fundamental nestes projetos, de cariz lúdico e didático, que fazem face às necessidades dos agregados familiares em períodos não letivos.

A AAAF, que funciona nos vários jardins-de-infância públicos, é uma valência que se destina a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e/ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades.

A CAF, que funciona na escola no 1,º CEB da cidade, apresenta-se como um espaço educativo concebido e organizado em função da criança, pretendendo proporcionar-lhe um conjunto de atividades lúdico educativas e experiências culturais, ao mesmo tempo que desenvolvem o seu espírito crítico e capacidade criativa procurando, desta forma, contribuir para a sua formação e realização pessoal. O Município de Oliveira do Hospital assegura o funcionamento das AAAF e da CAF no período compreendido entre os meses de setembro a julho, incluindo as interrupções letivas.

Constituem respostas de apoio às famílias do concelho, no âmbito das políticas de investimento do Município de Oliveira do Hospital na educação e na ação social, como nota a vereadora Graça Brito. A responsável por estes pelouros recorda ainda o investimento da autarquia no fornecimento das refeições escolares para todo o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, resultante da transferência de competências do Estado para o Município, bem como o apoio aos encarregados de educação e famílias com a atribuição do “Cheque Educação” através do qual vai oferecer aos alunos do 1º CEB, no ano letivo 2023/2024, os cadernos de exercícios complementares aos manuais escolares, que sejam adquiridos nas papelarias do concelho.

Recorde-se que este apoio financeiro será concedido a 622 alunos, num investimento de perto de 26 mil euros. Para beneficiar deste apoio da Câmara Municipal, o Encarregado de Educação deverá dirigir-se ao Balcão Único da Câmara obrigatoriamente acompanhado(a) da respetiva fatura/recibo em nome do(a) aluno(a), bem como cópia do IBAN com a identificação do titular. Em alternativa poderá enviar os mesmos documentos através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. A entrega dos documentos decorre até 20 de outubro de 2023.