terça, 20 junho 2023 13:30

Marchas Populares de Oliveira do Hospital atraíram milhares de pessoas ao Parque do Mandanelho

Marcha de Alfama regressou, uma vez mais, enquanto convidada a Oliveira do Hospital Marcha de Alfama regressou, uma vez mais, enquanto convidada a Oliveira do Hospital

A edição de 2023 das Marchas Populares proporcionou mais uma noite repleta de música, alegria e cor em Oliveira do Hospital no passado sábado, 17 de junho. Milhares de pessoas concentraram-se no Parque do Mandanelho para assistir ao desfile e atuação das dez marchas participantes – três infantis, seis seniores concelhias e a convidada Marcha de Alfama que encerrou o espetáculo.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, que acompanhou de perto a realização das Marchas Populares saudou “a participação e dedicação” de todos os envolvidos nesta noite de grande brilho na cidade. “Para percebermos a grandiosidade e relevância deste evento, é importante sublinhar que a organização deste evento envolve cerca de mil pessoas, o que revela bem todo um esforço coletivo das escolas, associações, IPSS´s, Freguesias e forças vivas da nossa comunidade”, referiu o autarca que manifestou “o orgulho que sinto em ver o sucesso que estas Marchas Populares têm vindo a alcançar e que atraem milhares de pessoas à nossa cidade” proporcionando um momento de reencontro, de convívio “mas também um acontecimento de projeção do Município de Oliveira do Hospital”.

“Estamos, sem dúvida, perante um espetáculo que nos dignifica e que surpreende o público pela qualidade e brilho com que todos os marchantes desfilam no Parque do Mandanelho” e que faz com que as Marchas Populares sejam “cada vez mais reconhecidas pelo seu nível de excelência” na região, acrescenta o Presidente José Francisco Rolo.

Também a vereadora da autarquia com o pelouro da Cultura, Graça Brito, faz um balanço positivo do evento e enaltece o “envolvimento, empenho e esforço coletivo” de todas as entidades e associações culturais para se apresentarem com muito brilho nas Marchas Populares, envolvendo as suas comunidades em torno deste “grande espetáculo que é uma marca com a chancela do Município de Oliveira do Hospital”. Com o pelouro da Cultura e por isso uma das responsáveis pelo sucesso que o evento já habituou o público, sem nunca deixar de surpreender ano após ano, para a vereadora Graça Brito, viveu-se uma noite de brilho com um ambiente extraordinário e uma moldura humana impressionante no Parque do Mandanelho. “As Marchas Populares de Oliveira do Hospital têm um pendor muito forte ao nível do associativismo, com várias instituições a colaborar para proporcionar uma grande noite de luz, cor, magia e animação”, acrescenta a responsável.

A noite iniciou com as crianças através da participação das marchas infantis de três instituições que aceitaram o desafio da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e participaram com grande dedicação e brilho, demonstrando que de pequenino se aprende a arte das marchas populares. O Centro Social e Paroquial do Seixo da Beira foi o primeiro a pisar o palco com o tema “Mundo Ideal”; seguiu-se a Fundação Aurélio Amaro Diniz com a marcha dedicada a “O Circo” e por fim a Obra D. Josefina da Fonseca que apresentou “As Cores da Nossa Região”, temas enquadrados com os projetos educativos das instituições.

Seguiram-se os marchantes seniores que, como vem sendo habitual, surpreenderam o público presente com as suas roupas e coreografias. Este ano, seis marchas provenientes de várias localidades do concelho pisaram o palco daquele pulmão verde da cidade com a elevada qualidade que já é característica do evento. A marcha da Arcial foi a primeira com o tema “As fontes de Oliveira do Hospital”, seguiu-se a estreante Marcha da Freguesia de Seixo da Beira que recordou   o “Pão Cozer à Moda Antiga”; Marcha da Freguesia de Meruge dedicada à “Música”; Marcha da Associação Cultural e Recreativa de Lagares da Beira que apostou no “Ciclo do Azeite”; EptoMarcha com o “Regresso ao Passado”; e Marcha do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira que lembrou “Os Maias”. A convidada Marcha de Alfama regressou mais uma vez a Oliveira do Hospital e encerrou o espetáculo popular com o seu tema dedicado à “Sina do Estivador”.

(Re)veja o vídeo do espetáculo: AQUI