quarta, 04 outubro 2017 15:47

Oliveira do Hospital comemora o Feriado Municipal

O Município de Oliveira do Hospital assinala, no próximo dia 7 de outubro, o Feriado Municipal que tem como ponto alto das comemorações, a sessão solene de sábado durante a qual serão atribuídos os galardões municipais a cidadãos e instituições concelhias cujo prestígio, cargo ou ação são merecedoras da distinção.

O programa comemorativo inicia no dia 5 de outubro com a inauguração da exposição “A República e os seus tempos em imagem” pelas 21H30 na Casa da Cultura César Oliveira.

É também neste espaço e à mesma hora que no dia seguinte (sexta-feira, dia 6) será exibido o documentário “Guia de Portugal – Oliveira do Hospital”, realização de João Canijo e Anabela Moreira.

O episódio filmado no concelho de Oliveira do Hospital integra a série documental que procura fazer um retrato de Portugal e das mudanças profundas por que passou nas últimas décadas. Um conjunto de doze episódios que percorre 16 concelhos do país acompanhados pela tradição musical e coral desses lugares.

Cada episódio segue o dia-a-dia de alguns habitantes, e no caso deste dedicado a Oliveira do Hospital, o espetador é conduzido, em Avô por uma taxista que dá a conhecer os locais e histórias surpreendentes da região. Já no sábado (7 de outubro) após a receção aos convidados nos Paços do Município, a sessão solene tem início às 10H30 na Casa da Cultura César Oliveira durante a qual serão homenageados com a Medalha de Mérito Municipal: Orlando Borges Gonçalves, professor natural da Lajeosa foi impulsionador da Obra de Eugénia Garcia Monteiro de Brito; Francisco Nunes Martins, professor natural de Nogueira do Cravo foi vereador e membro da assembleia municipal e co-fundador de várias entidades do movimento associativo nogueirense; Manuel Gonçalves Alves, empresário natural de Lagares da Beira na área das escolas de condução e centro de inspeção automóvel; Arménio Tavares da Silva, engenheiro mecânico residente da Sobreda, ex-vereador e membro da assembleia municipal, fundador e dirigente de várias entidades associativas do concelho; e Maria do Patrocínio Nunes, nascida em Lourosa, há mais de 40 anos que dedica a sua vida a zelar pela Igreja Moçárabe de Lourosa sendo carinhosamente chamada “Tia China”, a guardiã do templo, respeitada e querida por toda a população e por todos os que visitam este monumento nacional.

Na mesma sessão serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos do concelho que se destacam no ensino secundário, profissional e superior.

Já durante a tarde, às 17H00, acontece uma oficina de Cavaquinhos, numa organização do Grupo de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH).

No decorrer desta comemoração, à tarde acontecerá, no adro da Igreja Moçárabe S. Pedro de Lourosa, uma cerimónia de homenagem à 'Tia China', zeladora daquele templo que é também monumento nacional, seguida de atuação do Grupo de Concertinas Sons da Serra.

Nesse mesmo dia, às 21H30, há teatro com a comédia revisteira “Revist'ó Fado Na Tasca do Ti Carlos”, na Casa da Cultura César Oliveira.

De referir também que no sábado, o concelho de Oliveira do Hospital acolhe a uma etapa da prova de BTT Ecobike GPS Epic Series, ao longo do dia com o secretariado no Mercado Municipal onde será dinamizada também uma edição especial da Mostra Da Nossa Terra, ao longo da tarde.

As comemorações do Feriado Municipal terminam com o II Encontro de Cavaquinhos, organização do CCPOH, no Largo Ribeiro do Amaral a partir das 15H00 de domingo (8 de outubro) e com a matinée da comédia revisteira na Sociedade Recreativa Ervedalense.