sexta, 31 março 2017 08:58

Município de Oliveira do Hospital ultima o novo Plano Municipal para a Igualdade

Depois de ter comemorado o seu Dia Municipal para a Igualdade, a 21 de junho com uma semana dedicada ao tema, o Município de Oliveira do Hospital (MOH) associou-se também às comemorações nacionais deste dia, assinalado por todo o país, na passada segunda-feira (24 de outubro) sob o lema "Igualdade é Desenvolvimento".

Ao longo do dia, através do projeto municipal "Igualdade Local: Cidadania Responsável" foi dinamizado o contacto com os cidadãos através de mensagens de rua e distribuição de dispositivos informativos sensibilizando-os para a temática. Foi ainda promovido um espaço de informação e debate sobre a Igualdade de Género, na Casa da Cultura César Oliveira, onde os participantes visitaram, também, a exposição pictórica "Em Azul" da autora Witte Wolff-Moore que fez uma explicação guiada sobre a mesma.

Com a presença de alunos da EPTOLIVA, da Universidade Sénior de Oliveira do Hospital e algumas entidades parceiras da Rede Social foram apresentadas as linhas de ação do novo Plano Municipal para a Igualdade a desenvolver entre 2016 e 2018 pelo MOH.

Como assinalou o vereador da Ação Social, José Francisco Rolo, desde 2012 que o MOH tem desenvolvido um importante trabalho na promoção da Igualdade de Género, sendo umas das autarquias pioneiras na criação e desenvolvimento de um Plano Municipal para a Igualdade (PMI).

Como referiu, o trabalho desenvolvido a nível concelhio em matéria de Igualdade de Género tem sido pautado por três ideias chave: mostrar que é possível equilíbrios, igualdade entre mulheres e homens na partilha das tarefas domésticas e combater estereótipos no espaço público; preocupação com as questões associadas à violência de género, que se tem traduzido na sensibilização para a violência no namoro nas escolas e na criação de uma linha de apoio para vítimas de violência doméstica; e ainda na divulgação de todas as questões ligadas à igualdade de género no espaço público, seja ao nível da conciliação entre vida profissional e doméstica, seja na partilha de tarefas em casa, salvaguardando a igualdade de direitos.

"Temos muitas ideias e elaborámos um novo Plano Municipal para a Igualdade 2016/2018 mas quisemos fazer um documento de forma partilhada, envolvendo a comunidade", referiu José Francisco Rolo dando conta que ainda está a decorrer o período de apresentação de contributos aberto às entidades e comunidade em geral. O novo instrumento será depois apresentado publicamente dando-se início à implementações das ações nele explanadas.

Para o também vice-presidente da Câmara Municipal, trata-se de um "documento dinâmico que pode integrar novos desafios. Queremos sensibilizar para as questões da igualdade e também da violência de género, que são prioritárias, associadas à vida doméstica".

Para isso visa-se a parceria com diferentes entidades; a dinamização de ações no espaço público "para dar nas vistas e fazer com que estas questões entrem pelos olhos adentro do cidadão"; e ainda uma forte ligação com a comunicação social como forma de chegar ao maior número de pessoas.

Promover a igualdade de género como forma de combate à discriminação e a diversas formas de violência, particularmente na prevenção da violência doméstica e apoio a vítimas, e informar e formar os mais jovens para os problemas da violência ligada ao género será a grande aposta deste projeto do Município de Oliveira do Hospital.

O Pelouro da Solidariedade e Ação Social