sexta, 31 março 2017 08:55

Bibliotecas Públicas Municipais: outubro repleto de atividades

No sábado, 22 de outubro, o auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolheu mais um "Um Chá Com..." desta vez dedicado a Viriato Gouveia, numa organização, em parceria, do Município e Bibliotecas Públicas Municipais, do Rotary Club e da Universidade Sénior de Oliveira do Hospital.

Foi um momento de homenagem com a presença deste poeta popular e tecelão de Aldeia das Dez, que conta com vários livros editados, a que se associaram familiares e amigos bem como diversas entidades, como o executivo da Câmara Municipal, presidente da Assembleia Municipal e presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez.

Nas suas breves intervenções, partilharam da opinião do presidente, José Carlos Alexandrino sobre a importância de momentos como este para a valorização da cultura concelhia que é tão diversificada e rica nas suas diferentes formas de se expressar.

Ainda nestes últimos dias, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), as Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital promoveram a oficina "Leitura de Rótulos para uma alimentação saudável", com a presença da formadora Andreia Mendes, engenheira alimentar.

A ação visou explicar o que é um rótulo e qual a informação que é obrigatória encontrar e abordar os princípios básicos da leitura dos rótulos e a informação nutricional neles contida. Também o Clube de Leitura reuniu, mais uma vez, num encontro que versou sobre a "Música" onde os participantes partilharam as suas preferências literárias relacionadas com o tema havendo ainda espaço para a interpretação de algumas músicas.

Espaços privilegiados de contacto com o público de todas as idades, nas Bibliotecas Públicas Municipais estão também patentes, até ao final do mês, para além das exposições bibliográficas sobre autores portugueses, outras mostras temáticas. Em Oliveira do Hospital pode ser apreciada a mostra de fotografia "A Castanha d'Oliveira" com instalação sonora e uma exposição sobre "Personagens de Animação" de trabalhos em esferovite de Luís Macieira. Em Lagares da Beira pode ser visitada a exposição etnográfica relacionada com "As Vindimas".

Como vem sendo habitual, mensalmente, as Bibliotecas Públicas Municipais dinamizam iniciativas particularmente direcionadas para o público sénior. Após a realização de mais uma itinerância do projeto "Viver a Ler +" que neste mês de outubro versou sobre a recolha de orações antigas para a posterior edição de um segundo volume do livro "Assim Rezava o Povo da Terra Chã".

A equipa da biblioteca que dinamiza este projeto junto das instituições aderentes, por todo o concelho, foi por isso acompanhada por Maria Alice e Maria José, duas das intervenientes na recolha de orações para o primeiro volume já editado pela Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital. Para os dias 26 e 27 de outubro, nas Bibliotecas de Lagares da Beira e de Oliveira do Hospital, respetivamente, acontecerá mais uma edição do projeto "Lar na Biblioteca" que convida os utentes dos lares concelhios a visitar estes equipamentos municipais onde assistem a iniciativas diversas como a dramatização de fábulas, a proposta para este mês.

Para o público infantil, durante o mês de outubro, o serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais está a dinamizar sessões de animação de leitura subordinadas aos temas "Contos de Outono" e "Poesia com Música" bem como a oficina de expressão plástica "Folhas Secas Criativas".

Já no final do mês, chegará uma das iniciativas anuais mais aguardadas pelos mais pequenos: a comemoração do Dia das Bruxas que transporta o público infantil para este imaginário arrepiante mas muito divertido. No dia 28 de outubro, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira, as crianças são convidadas a "Dormir entre Livros... e Bruxas". A participação na atividade é feita mediante inscrição junto deste equipamento municipal, e a partir das 21H00, os mais novos vão poder passar uma noite inteira naquela Biblioteca.

Na noite das Bruxas, a 31 de outubro, na Casa da Cultura César Oliveira, às 21H00, subirá ao palco a dramatização "A Casa da Minha Avó" antevendo-se um serão de sustos e muita diversão para os mais pequenos. Esta dramatização será depois levada a cena nos dias seguintes para o público infantil e sénior das várias IPSS concelhias.