good-review
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Vila Pouca da Beira realizou Festa do Bodo

Vila Pouca da Beira foi o destino escolhido pelos visitantes no passado fim de semana, dias 25 e 26 de janeiro, atraídos pela programação da Festa do Bodo de S. Sebastião.

As tradições populares e culturais aliadas ao espírito solidário e genuíno das nossas gentes fizeram deste evento mais um sucesso. A edição deste ano foi promovida pela União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital.

Considerado um dos “eventos marca” do concelho de Oliveira do Hospital, a Festa do Bodo de Vila Pouca da Beira não defraudou as expetativas de quem a visitou e experimentou o sentimento de partilha que está na génese desta festa e a carateriza.

No sábado, dia inaugural da festa foi também partilhado com o povo de Vila Pouca da Beira o resultado das recentes obras de remodelação concretizadas na igreja matriz da localidade. Obras que na opinião de Licínio Neves, presidente da Junta da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, “nos devem orgulhar a todos por termos aqui uma igreja tão bonita”.

Também o pároco local, Higino Tchikala, enalteceu o “esforço e a generosidade” de todos os envolvidos, desde a Câmara Municipal, União de Freguesias, Irmandade, Associação de Melhoramentos e “todo o povo”, entre outros. Destacou ainda a importância da preservação e restauro dos altares, “que integram o património cultural e religioso” de Vila Pouca da Beira e do concelho.

Numa pequena sessão de abertura da Festa do Bodo de S. Sebastião, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino partilhou do mesmo sentimento. “A Câmara contribuiu mas devo enaltecer, aqui, o facto de que houve um grande contributo de todos para esta obra”. E o resultado está à vista, “vejo este espaço melhorado e é motivo de orgulho para mim e para todos”.

Com um novo figurino para tornar este certame ainda maior e mais cativante para os visitantes, a Festa do Bodo de S. Sebastião em Vila Pouca da Beira ofereceu vários momentos culturais, com a presença de grupos concelhios, espetáculos medievais e de música de culto.

Além da celebração das tradições religiosas houve a oferta do Bodo aos visitantes que puderam encontrar naquela vila uma oferta diversificada de produtos endógenos, de gastronomia e artesanato.

Bem vindo